Comunidades

As famílias e comunidades integram a proposta de Educação Integral da Fundação Gol de Letra, que usa como referências a Política Nacional de Assistência Social e o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. Os documentos pressupõem a centralidade na família en­quanto estrutura vital e lugar essencial à humanização e à socialização da criança e do adolescente, além da impor­tância do caráter socioassistencial das ações com o objeti­vo de desenvolver contextos de proteção social, na família, na comunidade e nos diversos espaços de convivência das crianças, jovens e famílias atendidas.

Assim, o Programa Comunidades, promovido pela Gol de Letra, focaliza suas ações no atendimento familiar e comunitário, tanto no Rio de Janeiro, quanto em São Paulo. E é dividido da seguinte forma:

Projeto Arredores: visa articular o oferecimento de espaços de informação e troca de conhecimentos para e com a comunidade, assim como favorecer a participação efetiva dos sujeitos locais, validando suas expectativas, enquanto grupo, em todas as etapas das ações desenvolvidas: planejamento, execução e avaliação.

Formação de Agentes Sociais
O Agente Social é um indivíduo em formação contínua, que se apropria das características, problemáticas e potencialidades da realidade à sua volta, estabelece uma visão crítica sobre o seu cotidiano e o contexto sócio-cultural e propõe ações de intervenção direta buscando uma mudança social. O projeto tem como objetivo identificar e capacitar atores locais para esse processo de desenvolvimento comunitário, com foco na multiplicação de informações, conhecimentos e práticas. Para isso, a capacitação inclui o desenvolvimento de liderança, autonomia, iniciativa, articulação social e a atuação em rede.
 
Biblioteca para a Comunidade
As bibliotecas são abertas ao público beneficiado da Gol de Letra e à toda a comunidade, no Rio de Janeiro (Caju) e em São Paulo (Vila Albertina). O objetivo é promover o acesso ao livro e à leitura para incentivar o protagonismo dos moradores nas duas comunidades.

 

Fundação Gol de Letra

Endereço Rio :
Rua Carlos Seidl, nº 1141,
2º andar - Caju
Rio de Janeiro - RJ

Endereço SP :
Av. Nova Cantareira,
nº 5078, Tucuruvi
São Paulo - SP

comunicacao@goldeletra.org.br