Disseminação

Em atuação desde 2009, a área de Disseminação foi criada para atender a visão institucional: Desenvolver e disseminar práticas que contribuem para a transformação social. Seu foco está na gestão do conhecimento e na transferência da tecnologia social da Fundação Gol de Letra.

A área realiza capacitações, produz publicações e implementa projetos baseados na metodologia Gol de Letra de Educação Integral, Esporte Educacional e de Participação, em diferentes contextos sociais, por meio de parcerias com empresas e instituições.

O trabalho de implementação e supervisão de projetos já passou por dez comunidades brasileiras nos estados de Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás, no Distrito Federal e em Guiné-Bissau (África), em uma iniciativa de Cooperação Técnica internacional.

 

Veja abaixo os locais por onde já passou a Disseminação da Fundação Gol de Letra:

 

Projetos de Disseminação

 

Projeto Ginga Social: idealizado em parceria e financiado pela adidas, utiliza a metodologia Gol de Letra para fortalecer a cultura esportiva e disseminar práticas do Esporte Educacional e de Participação como meio de desenvolvimento social em organizações localizadas em comunidades de seis cidades brasileiras: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Embu das Artes (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

O processo inclui a capacitação da organização e dos profissionais envolvidos e também proporciona melhorias nos espaços físicos para as práticas esportivas oferecidas às crianças, jovens, famílias e comunidade. O diferencial da proposta está em transferir a metodologia Gol de Letra, considerando o potencial de adequação de cada equipe, para cada local ou cidade.

Atualmente, o Ginga Social está presente em Brasília (DF) e em Embu das Artes (SP); os demais projetos foram concluídos.

 

“Esporte é Alimento”: iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto BRF que, a partir de 2017, contribuirá para garantia do direito social ao Esporte, fortalecendo a ocupação de espaços públicos da cidade de Rio Verde, em Goiás, tendo como referência a prática da atividade física saudável, por meio de ações que articulem a importância da alimentação na prática do Esporte e Lazer.

 

Goiás: projeto de disseminação desenvolvido sob demanda e financiado pela mineradora Anglo American, entre 2009 e 2012. As ações foram realizadas em organizações localizadas nas cidades de Barro Alto, Niquelândia e Ouvidor, no estado de Goiás. O foco foi a capacitação de profissionais para desenvolverem projetos com foco em Educação Integral. Os resultados indicam contribuições para o desenvolvimento das organizações, uma vez que os profissionais se tornaram capazes de qualificar a aprendizagem dos educandos e favorecer o empoderamento familiar e comunitário.

 

Cooperação Técnica Brasil-África/ Guiné-Bissau: realizado em Guiné-Bissau, na África, o projeto “Jovens Lideranças para a Multiplicação de Boas Práticas Socioeducativas”, faz parte das ações da Área de Disseminação da Fundação Gol de Letra e é desenvolvido desde 2010 (interrompido entre 2012 e 2013 por questões da política local).

O projeto é uma ação de cooperação técnica entre os governos do Brasil e da Guiné-Bissau, tendo como parceiros guineenses o Ministério da Educação Nacional e a Associação Amizade do Bairro São Paulo, e como representantes brasileiros a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Fundação Gol de Letra, o Escritório da UNESCO no Brasil, o Instituto Elos e a Secretaria de Educação do município de Vitória (ES).

A missão já contribuiu com a construção e implantação de um centro educacional, formações e acompanhamento da gestão do espaço e das atividades desenvolvidas com a comunidade local.

 

Cursos de capacitação: a área de Disseminação oferece cursos, palestras e workshops para educadores e gestores das redes pública e privada de ensino com a temática de Esporte e Educação Integral. As capacitações abordam conceitos, práticas e vivências que visam desenvolver e fortalecer o Esporte Educacional e de Participação no Brasil.

 

Produção de conhecimento: funciona como uma estratégia de disseminação de conhecimentos para profissionais, instituições educacionais e interessados em geral. Por isso, a área também é responsável pela produção de publicações (livros, pesquisas, folders, entre outros materiais) cujo objetivo é compartilhar as experiências de sucesso da metodologia Gol de Letra e contribuir com outras intervenções sociais e com o trabalho de profissionais da área de esporte e educação.

 

Fundação Gol de Letra

Endereço Rio :
Rua Carlos Seidl, nº 1141,
2º andar - Caju
Rio de Janeiro - RJ

Endereço SP :
Av. Nova Cantareira,
nº 5078, Tucuruvi
São Paulo - SP

comunicacao@goldeletra.org.br