Jogo Aberto


Criado em 2004, o Jogo Aberto contribui para a Educação Integral de crianças, adolescentes e jovens por meio de aprendizagens socioeducativas de esporte e lazer, desenvolvendo e estimulando a prática esportiva e promovendo a cultura esportiva na comunidade da Vila Albertina.

O programa atende a cerca de 450 crianças e adolescentes, com foco no aperfeiçoamento de capacidades e habilidades indispensáveis ao desenvolvimento humano.

São quatro linhas de ação: duas voltadas a crianças e adolescentes (Núcleo de Esporte e Desenvolvimento e Projeto Escola Ação Esportiva), uma direcionada a adolescentes e jovens (Formação de Monitores Esportivos) e outra com formato aberto, dirigida à Vila Albertina como um todo (Projeto Lazer para a Comunidade).

No espaço do Núcleo de Esporte e Desenvolvimento (NED), o Jogo Aberto oferece práticas nas modalidades Futsal, Vôlei, Basquete, Handebol, Capoeira e Tchoukball.

Já no Projeto Escola Ação Esportiva, que envolve parcerias com as escolas públicas da região para o desenvolvimento de ações no ambiente escolar, as modalidades praticadas são Atletismo, Ginástica, Futebol e esportes coletivos diversos.

Jovens líderes da comunidade são integrados ao programa dentro da Formação de Monitores Esportivos, que une conteúdos técnicos da área de esporte à atuação cidadã e à construção de um projeto de vida. Ao final da formação, os participantes apresentam um projeto que tem como objetivo a promoção da cultura esportiva na comunidade.

Também com essa finalidade, o Projeto Lazer para a Comunidade oferece atividades recreativas aos moradores da Vila Albertina.

 

Fundação Gol de Letra

Endereço Rio :
Rua Carlos Seidl, nº 1141,
2º andar - Caju
Rio de Janeiro - RJ

Endereço SP :
Av. Nova Cantareira,
nº 5078, Tucuruvi
São Paulo - SP

comunicacao@goldeletra.org.br