Programa de Jovens

Desde 2000, a Fundação Gol de Letra investe no desenvolvimento cultural e educacional dos jovens da Vila Albertina, para que eles possam realizar seus projetos de vida e experimentar uma inserção autônoma na vida social. O Programa de Jovens beneficia cerca de 200 adolescentes e jovens de 14 a 21 anos – todos moradores da comunidade, oriundos de famílias de baixa renda e estudantes da rede pública de ensino.

O programa está estruturado em três eixos de atuação:

• Arte e Comunicação – desenvolver o senso crítico e a capacidade de expressão dos jovens por meio de oficinas de Artes e Grafite, Música e Educomunicação. Além desse trabalho, ocorre a formação de três jovens monitores para a educação de pares (jovens aprendendo com jovens).

• Comunidade – estimular o sentimento de pertencimento ao bairro e a capacidade de transformação social por meio de ações de mobilização como fóruns, saraus e intervenções artísticas na Vila Albertina. Contribui para essa finalidade o Núcleo de Projetos, espaço no qual os jovens recebem orientação sobre como organizar ações artísticas e de comunicação que mobilizem a comunidade.

• Empregabilidade – criar parcerias com empresas e organizações para viabilizar projetos de formação profissionalizante e inserção no mercado, além de estimular e orientar os participantes sobre o mundo do trabalho e a importância dos estudos na realização de seus projetos de vida.  

 

Fundação Gol de Letra

Endereço Rio :
Rua Carlos Seidl, nº 1141,
2º andar - Caju
Rio de Janeiro - RJ

Endereço SP :
Av. Nova Cantareira,
nº 5078, Tucuruvi
São Paulo - SP

comunicacao@goldeletra.org.br