Metodologia

A Fundação Gol de Letra trabalha com o conceito de Educação Integral, que considera a formação e o desenvolvimento humano em sua totalidade. Para isso, desenvolve programas e projetos com atividades de:

ESPORTE
LAZER
OFICINAS expressão oral e escrita, cultural, artística e corporal
QUALIFICAÇÃO técnica e profissional
ARTICULAÇÃO comunitária e desenvolvimento local
EDUCAÇÃO e orientação para o trabalho
CAPACITAÇÃO profissionais de educação e esportes
EDUCAÇÃO sobre gênero e diversidade
FORMAÇÃO de agentes multiplicadores (Jovens Monitores e Agentes Sociais)

O público atendido é selecionado de acordo com o grau de vulnerabilidade social e risco, seguindo critérios da Política Nacional de Assistência Social (PNAS 2004), que pressupõe a centralidade na família e a importância do caráter sócio-assistencial das ações, com o objetivo de desenvolver contextos de proteção social familiar e comunitária.

Princípios educacionais

Aprender
Conviver
Multiplicar

*Baseado nos quatro pilares da UNESCO

As atividades têm como pressupostos:

Estar presente em um bairro periférico
em situação de vulnerabilidade social

Conhecer e interagir com as redes sociais da comunidade, compreendendo questões relacionadas à abrangência territorial, diversidade, situações de vida dos moradores e suas influências culturais.

Realizar intervenções sociais que não substituem o Estado, mas dialogam com o poder público em suas diferentes esferas, evidenciando o trabalho cooperativo entre parceiros locais ou intersetoriais na garantia dos direitos do cidadão ou cidadã.

ícone lâmpada Conheça mais sobre os nossos Programas e Projetos CLICANDO AQUI.

Programas e projetos

Conheça mais sobre os nossos Programas e Projetos clicando nos quadros abaixo:

São Paulo

Jogo Aberto

8 a 18 anos + monitores (16 a 20 anos)

Modalidades esportivas e lazer para a comunidade; atua também em parceria com escolas públicas e ocupa espaços públicos com eventos de rua.

Jovens

14 a 21 anos + monitores

Oficinas de arte e cultura, projeto de vida e eixo de empre­gabilidade.

Comunidades

Se aplica a todas as idades

Ações e eventos de fortalecimen­to comunitário; Projeto Forma­ção de Agentes Sociais e Projeto Sexualidade em Ação.

Gol pela Igualdade

Todas as idades

Trabalha a equidade de gênero por meio do esporte e de atividades para a comunidade.

Rio de Janeiro

Dois toques

7 a 14 anos + monitores (15 a 21 anos)

Oficinas esportivas, de lazer, leitura, escrita, informática, artes e eventos abertos à comunidade

Jogo Aberto
(Caju)

6 a 17 anos + monitores (15 a 21 anos)

Práticas esportivas, educação integral e fortalecimento da cultura esportiva; festivais e eventos abertos à comunidade.

Juventude e Oportunidade

17 a 30 anos (ou mais)

Cursos técnicos; escolaridade básica para quem não concluiu os estudos e workshops de microempre­endedorismo.

Comunidades

Se aplica a todas as idades

Atendimento às famílias e à comunidade; ações de mobilização em rede e atuação transversal aos demais projetos realizados na unidade RJ

Outros projetos

Intercâmbio de jovens entre Brasil e França para trocas culturais e ampliação de visão de mundo.

Utiliza o futebol como incentivo à reflexão de temas sociais com turmas de SP e RJ.

Projetos de Disseminação

Em atuação desde 2009, a área de Disseminação foi para atender a visão Institucional: desenvolver e disseminar práticas que contribuem para a transformação social. Seu foco está na gestão do conhecimento e na transferência da tecnologia social da Fundação Gol de Letra.

Globo Projetos de Disseminação

São Paulo - Vila Albertina

Programa Jogo Aberto

Voltado público de 8 a 18 anos, com monitores de 16 a 20 anos, oferece 15 modalidades esportivas e lazer para a comunidade; atua no Núcleo de Esporte e Desenvolvimento (NED) e também em parceria com 5 escolas públicas da região – levando atividades para os alunos no período do contraturno escolar –; e ocupa espaços públicos com eventos de rua.

Programa de Jovens

Oficinas de arte e cultura, projeto de vida e eixo de empregabilidade para jovens de 14 a 21 anos, com o propósito de formá-los e capacitá-los para o exercício pleno da cidadania, por meio da ampliação do repertório educacional, cultural, social e profissional.

Programa Comunidades

Ações voltadas ao fortalecimento comunitário; Projeto Formação de Agentes Sociais (mulheres moradoras do bairro) e Projeto Sexualidade em Ação, que oferece oficinas sobre Gênero e Sexualidade para educandos da Fundação, alunos e professores de escolas públicas da região.

Escola modelo de Educação Integral

Interlocução com o Governo do Estado de São Paulo para a implantação da primeira escola pública de educação integral da Vila Albertina, utilizando como base curricular a metodologia Gol de Letra. A escola passou a funcionar no início de 2016, onde antes foi a sede da Fundação por 16 anos. Em um modelo inovador, os espaços da escola são compartilhados com a Fundação em determinados períodos.

Gol pela igualdade

Em conformidade com um dos Objetivos do Milênio (alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas), o projeto dialoga sobre equidade de gênero e sexualidade com crianças, adolescentes e jovens nos programas da Gol de Letra e em escolas públicas da Vila Albertina. Também amplia a participação de meninas nas atividades esportivas e forma agentes sociais, monitores, educadores e professores para multiplicar informações, conhecimentos e práticas.

Rio de Janeiro - Caju e Barreira do Vasco

Programa Dois Toques

Oficinas esportivas, de lazer, leitura, escrita, informática e artes para crianças de 07 a 14 anos e monitores de 15 a 21 anos. Eventos esportivos e de prestação de serviços abertos à comunidade compõem as atividades.

Programa Jogo Aberto (Caju)

Oferece práticas esportivas, educação integral e fortalecimento da cultura do esporte e do lazer para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 17 anos moradores dos bairros do Caju e Barreira do Vasco. As atividades regulares são realizadas no período do contraturno escolar. Promove também festivais esportivos, jogos de integração, caminhadas e eventos abertos à comunidade.

Projeto Juventude e Oportunidade

Iniciado em setembro de 2016, oferece 7 cursos técnicos a jovens de 17 a 30 anos, no Centro de Educação e Formação Profissional do Caju, além da escolaridade básica (Fundamental II, Ensino Médio e preparatório para o Enem) para adultos que não conseguiram concluir os estudos. O projeto é fruto de uma parceria de cinco anos com o Instituto Nissan.

Comunidades

Responsável pelo desenvolvimento de ações com foco nas famílias e comunidades do bairro do Caju. Atua de maneira transversal e interligada a todos os outros projetos desenvolvidos pela Fundação Gol de Letra na região. O foco é a interlocução interinstitucional e com os moradores, bem como o fortalecimento das redes socioassistenciais locais.

Outros projetos

Intercâmbio Brasil-França (Desde 2002)

Proporciona anualmente a transformadora experiência de intercâmbio de jovens entre Brasil e França, cujos objetivos são as trocas culturais, o crescimento individual e a ampliação da visão de mundo para jovens e educadores. É realizado desde 2002, e desde 2004 em parceria com a organização francesa Sport dans La Ville.

Jogo Aberto Football for Hope (Desde 2014)

Desenvolvido pela Fundação Gol de Letra com o apoio da FIFA, visa utilizar o futebol como incentivo para reflexão sobre temas como educação, inclusão, autonomia, respeito à diversidade e construção coletiva. Conta com a participação de duas turmas, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, com adolescentes entre 12 e 17 anos.

Onde você estiver - disseminação

Mapa de atuação

Mapa Mundi

Clique no mapa para ampliar

Área de Disseminação da Metodologia

Em atuação desde 2009, a área de Disseminação foi criada para atender a visão institucional: Desenvolver e disseminar práticas que contribuem para a transformação social. Seu foco está na gestão do conhecimento e na transferência da tecnologia social da Fundação Gol de Letra.

A área realiza capacitações, produz publicações e implementa projetos baseados na metodologia Gol de Letra de Educação Integral, Esporte Educacional e de Participação, em diferentes contextos sociais, por meio de parcerias com empresas e instituições.

O trabalho de implementação e supervisão de projetos já passou por dez comunidades brasileiras nos estados de Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás, no Distrito Federal e em Guiné-Bissau (África), em uma iniciativa de Cooperação Técnica internacional.

Projetos de Disseminação

Esporte é Alimento

Iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto BRF que, a partir de 2017, passou a contribuir para garantia do direito social ao Esporte, fortalecendo a ocupação de espaços públicos da cidade de Rio Verde, em Goiás, tendo como referência a prática da atividade física saudável, por meio de ações que articulem a importância da alimentação na prática do Esporte e Lazer.

Ginga Social

Idealizado em parceria e financiado pela adidas, utilizou a metodologia Gol de Letra para fortalecer a cultura esportiva e disseminar práticas do Esporte Educacional e de Participação como meio de desenvolvimento social em organizações localizadas em comunidades de sete cidades brasileiras: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Embu das Artes (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

O processo incluiu a capacitação das organizações e dos profissionais envolvidos e também proporcionou melhorias nos espaços físicos para as práticas esportivas oferecidas às crianças, jovens, famílias e comunidade. O diferencial da proposta se deu em transferir a metodologia Gol de Letra, considerando o potencial de adequação de cada equipe, para cada local ou cidade. O Ginga Social conclui seu período de execução em 2017.

Cooperação Técnica Brasil-África/ Guiné-Bissau

Realizado em Guiné-Bissau, na África, o projeto “Jovens Lideranças para a Multiplicação de Boas Práticas Socioeducativas”, faz parte das ações da Área de Disseminação da Fundação Gol de Letra e é desenvolvido desde 2010 (interrompido entre 2012 e 2013 por questões da política local).

O projeto é uma ação de cooperação técnica entre os governos do Brasil e da Guiné-Bissau, tendo como parceiros guineenses o Ministério da Educação Nacional e a Associação Amizade do Bairro São Paulo, e como representantes brasileiros a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Fundação Gol de Letra, o Escritório da UNESCO no Brasil, o Instituto Elos e a Secretaria de Educação do município de Vitória (ES).

A missão já contribuiu com a construção e implantação de um centro educacional, formações e acompanhamento da gestão do espaço e das atividades desenvolvidas com a comunidade local.

Goiás

Projeto de disseminação desenvolvido sob demanda e financiado pela mineradora Anglo American, entre 2009 e 2012. As ações foram realizadas em organizações localizadas nas cidades de Barro Alto, Niquelândia e Ouvidor, no estado de Goiás. O foco foi a capacitação de profissionais para desenvolverem projetos com foco em Educação Integral. Os resultados indicam contribuições para o desenvolvimento das organizações, uma vez que os profissionais se tornaram capazes de qualificar a aprendizagem dos educandos e favorecer o empoderamento familiar e comunitário.

Cursos de capacitação

A área de Disseminação oferece cursos, palestras e workshops para educadores e gestores das redes pública e privada de ensino com a temática de Esporte e Educação Integral. As capacitações abordam conceitos, práticas e vivências que visam desenvolver e fortalecer o Esporte Educacional e de Participação no Brasil.

Produção de conhecimento

Funciona como uma estratégia de disseminação de conhecimentos para profissionais, instituições educacionais e interessados em geral. Por isso, a área também é responsável pela produção de publicações (livros, pesquisas, folders, entre outros materiais) cujo objetivo é compartilhar as experiências de sucesso da metodologia Gol de Letra e contribuir com outras intervenções sociais e com o trabalho de profissionais da área de esporte e educação.