Gol de Letra mantém projetos ativos com aulas on-line
Publicado em:
Desde que a quarentena foi decretada no Brasil, em meados de março, a Fundação Gol de Letra está seguindo as recomendações dos principais órgãos públicos de saúde e mantém suas atividades presenciais suspensas. Mas não é por isso que as oficinas e projetos estão parados!
Desde abril, os educadores da Fundação vêm produzindo conteúdos em vídeo sobre as diversas oficinas oferecidas normalmente quando em atividades presenciais. Uma parte deles pode ser vista nas principais redes sociais da Gol de Letra (confira aqui), mas muito conteúdo é enviado diretamente às famílias atendidas através de grupos do Whatsapp.
Dessa forma temos mantido contato com os diversos agrupamentos de atendidos: monitores, agentes sociais, escolas parceiras e aqueles atendidos nos espaços próprios da Fundação. Este tem sido nosso principal meio de comunicação com os beneficiados neste período de distanciamento social.
Apesar de ser um desafio manter o engajamento das famílias, já que nem todas elas possuem acesso facilitado à internet, podemos dizer que os laços com a comunidade se mantém estreitos. “No caos que se formou com a pandemia, ficou evidente o grau de confiança e credibilidade que conseguimos criar dentro das comunidades ao longo de tantos anos”, afirma Felipe Pitaro, gerente de projetos da Gol de Letra.
Através de reuniões por video-conferência e produção de materiais em vídeo e texto, foi possível manter a rotina de formação interna das nossas equipes, assim como a formação de monitores e agentes sociais. Os educadores, analistas e coordenadores dos programas se reúnem online constantemente para debater o andamento das oficinas e adaptar o processo de aprendizagem dos atendidos à este novo momento.
Desde o final de maio, a Fundação começou a realizar também aulas online através da ferramenta do Microsoft Teams. Ao baixar o aplicativo, que é gratuito, as famílias atendidas podem entrar em uma sala virtual no horário marcado e assistir à aula dada pelos educadores. Eles também podem ver os atendidos dentro dessa sala e dar instruções sobre as atividades executadas.
Os encontros são marcados sempre no final do dia, horário em que os pais e responsáveis possuem maior disponibilidade para participar, a fim de incentivar que a família toda execute a atividade, aumentando a integração e interação entre pais/mães e filhos, assim como entre as diferentes famílias que se encontram na sala virtual.
Confira o depoimento de Jackson Oliveira Da silva, 21 anos de idade, sobre as aulas online:
“Na minha opinião está sendo um recurso muito bem utilizado, pois infelizmente estamos em uma pandemia e fomos afetados de certa forma. Acredito que as aulas online estão ajudando bastante os alunos a expandir o seu conhecimento e conhecer coisas novas. Fico feliz de ter feito parte como aluno e fico feliz de ver que a Fundação continua crescendo. Faço basquete digo que é um ótimo esporte que todos podem aproveitar de alguma forma”.