II Seminário Educação, Esporte e Assistência Social, realizado pela Fundação Gol de Letra, acontece em 08 de maio no Campus Maracanã da Uerj
Publicado em:
Por Beatriz Vichessi
Gratuito, evento vai discutir sobre educação antirracista, esporte educacional,
saúde mental e educação na perspectiva integral
No dia 8 de maio, o Projeto Inspiração Caju, realizado pela Fundação Gol de Letra, promove o o II Seminário Educação, Esporte e Assistência Social, uma articulação possível e necessária, gratuito para professores e profissionais de apoio à educação das redes pública e privada, profissionais de organizações sociais, estudantes universitários, profissionais da assistência social, psicologia e psicopedagogia. O evento acontece no Campus Maracanã da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a partir das 13h30, com patrocínio da Petrobras, pelo programa Petrobras Socioambiental, e apoio da Faculdade de Serviço Social da UERJ.
O objetivo do seminário é fomentar discussões sobre o cenário da educação integral no Brasil, sua integração com a política de assistência e perspectivas educacionais para diferentes faixas etárias. Os participantes (presencialmente ou a distância) precisam se inscrever previamente (basta acessar o link), e todos os inscritos que participarem receberão certificado de participação.
“O Seminário é muito importante para a produção de conhecimentos e trocas de experiências entre profissionais e estudantes que atuam ou querem atuar no campo da educação para a justiça social. Vamos reunir pessoas de diferentes áreas e campos de atuação, ampliando a rede de trabalho na cidade do Rio de Janeiro”, diz Felipe Pitaro, gerente da unidade do Rio de Janeiro da Fundação Gol de Letra.
Programação MESA 1 – Das 14h30 às 16 horas Diálogos para uma educação antirracista na primeira infância – Roda de conversa sobre avanços e desafios na educação antirracista na primeira infância, com base nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, com Discussões sobre a intervenção em sala de aula e em outros espaços educativos com crianças e famílias.Convidadas: Maíra Santos (pedagoga e mestre em Educação pela UERJ, diretora da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa Rio de Janeiro e colaboradora do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – CEAP); Luciana Guimarães: educadora e autora com atuação nacional e internacional em pedagogia antirracista; Sandy Lara dos Anjos (professora de Educação Física na Fundação Gol de Letra, especialista em Psicomotricidade, com atuação voltada para a educação infantil e práticas antirracistas) e Tássia Boldrini (pedagoga especialista em Gestão Escolar e mestre em Educação, líder carioca da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ) e gestora Pública da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro). MESA 2 – Das 16h15 às 17h45 Esporte educacional: desafios para implementação de práticas interseccionais – Reflexão sobre a interseccionalidade no esporte educacional, abordando a inclusão de diferentes sujeitos, o esporte como direito humano e o desenvolvimento de habilidades sociais.Convidados: Thaya Pereira (educadora na Fundação Gol de Letra com mais de 10 anos de experiência em projetos sociais e mestranda em Educação pela UERJ); Denize Sepúlveda (professora associada da Faculdade de Educação da UERJ, pesquisadora nos programas de pós-graduação em Educação e em Processos Formativos e Desigualdades Sociais e pós-doutora em Educação); Vanessa Ramos (professora de Educação Física na Rede Municipal do Rio de Janeiro, bailarina e pós-graduada em Psicomotricidade) e Gabriel Coelho (mestre em Educação pela UERJ, professor na rede municipal do Rio de Janeiro e coordenador de projetos esportivos e metodológicos na Fundação Gol de Letra). MESA 3 – Das 18h30 às 20 horas Saúde mental e os desafios para o desenvolvimento das práticas educativas – Debate sobre os desafios e as possibilidades da saúde mental em territórios de favelas, analisando aspectos sociais e econômicos, e propondo estratégias de intervenção nos espaços educativos.Convidadas: Numa Ciro (psicanalista e pesquisadora associada ao Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ, criadora da Universidade das Quebradas, artista e performer); Danielle Varella (pedagoga, contadora de histórias e educadora na Fundação Gol de Letra); Adriana Barcelos (pós-doutoranda em Psicologia pela UFSJ, bailarina e professora da rede pública, desenvolve projetos de Dança-Educação baseados na Psicologia Analítica de Jung e nos pensamentos de Paulo Freire), e Larissa Carvalho (psicóloga da Fundação Gol de Letra, com atuação em práticas educativas e atenção psicossocial em territórios de favela). |
O Seminário terá início com uma contação de histórias do Centro Cultural Casa Cajuína. O intervalo será marcado por uma apresentação de ginástica rítmica das educandas da Fundação Gol de Letra e, a finalização do evento, pelo Coletivo Slam Caju, com apresentação de poesias e expressão artística.
II Seminário Educação, Esporte e Assistência Social, uma articulação possível e necessária 8 de maio, das 13h30 às 21 horas Campus Maracanã da Uerj – auditório 111 – 11º andar Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã Inscrições gratuitas em https://forms.office.com/r/NfLwKmVPAw |
Sobre a Fundação Gol de Letra
Criada em 10 de dezembro de 1998 – Dia Internacional dos Direitos Humanos -, a Fundação Gol de Letra é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que nasceu do sonho dos tetracampeões mundiais de futebol Raí e Leonardo de contribuir com a educação de crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis, para que tenham mais oportunidades e perspectivas de vida. Com atuação na Vila Albertina, em São Paulo, e no Caju, no Rio de Janeiro, a Fundação atende crianças, adolescentes e jovens, aliando práticas educacionais e de assistência social ao desenvolvimento comunitário e de suas famílias. Ao longo desses anos, a Fundação também investe esforços na sistematização de suas práticas e metodologia e, por meio da área de Disseminação, busca expandir o alcance de seu trabalho ao compartilhar sua tecnologia social com profissionais e organizações de outras localidades.A Gol de Letra conta ainda com representação na França, por meio da Associação Gol de Letra França, criada em 2002 por iniciativa de voluntários amigos dos instituidores. A Associação promove eventos, articula ações, parcerias e mobiliza recursos de empresas no exterior para que sejam revertidos aos projetos executados no Brasil.
Sobre o Projeto Inspiração Caju
O Projeto Inspiração Caju é uma iniciativa da Fundação Gol de Letra, patrocinada pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental, que atua no Complexo do Caju, Rio de Janeiro e no Parque das Missões, em Duque de Caxias. Com foco na educação integral, o projeto promove atividades de esporte educacional, psicomotricidade, qualificação profissional, empregabilidade e apoio social para crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade. Além das atividades regulares, fortalece redes locais de proteção social e forma agentes sociais, ampliando as oportunidades de desenvolvimento pessoal e comunitário nos territórios atendidos.
Informações para a imprensa e credenciamento para cobertura do Seminário Maio Casa de Conteúdo | Beatriz Vichessi Cel/WhatsApp: (11) 98303-2233 bia@maioconteudo.com |
