Núcleo esportivo da Gol de Letra ganha horta vertical tecnológica
Publicado em:
O Núcleo de Esporte e Desenvolvimento (NED) da Fundação Gol de Letra, localizado na Vila Albertina (SP), agora tem uma horta vertical com irrigação automática, alimentada por energia solar.
A ação faz parte do Projeto Educação e Água, que tem como objetivo usar o futebol para educar os atendidos em relação à água, saneamento e higiene, além de contribuir para melhorar o acesso das comunidades à agua potável.
O projeto é uma iniciativa do Cityzens Giving, do City Football Group, junto com as empresas Xylem e Puma, e atende cinco territórios ao redor do mundo, entre eles a Vila Albertina em parceria com a Fundação Gol e Letra.
Através do projeto, os jovens líderes da Gol de Letra têm acesso à uma série de materiais e treinamentos oferecidos pelos coaches do Manchester City, kit de equipamentos oferecido pela Puma e acesso às soluções da Xylem para resolver problemas relacionados à água.
Para complementar o trabalho que os jovens líderes estão fazendo na Vila Albertina, foi realizada uma grande oficina no último dia 27 de novembro, com apoio dos patrocinadores do projeto em parceria com a Fundação Avina e o Instituto Favela da Paz para a construção de uma horta vertical, que terá um sistema de captação da água da chuva para irrigar a horta de forma automática, através da energia solar.
Na oficina, diversas estações foram montadas para ensinar os jovens sobre os diversos processos para que a horta funcione de forma autônoma. No “Laboratório de Tecnologia”, eles aprenderam a montar um dispositivo com tecnologia arduino capaz de reconhecer quando a horta atinge um nível de água satisfatório e cortar o fornecimento de água para não afogar as hortaliças.
A estação ainda mostrou diversas outras possibilidades de criação com o arduino, como uma caixa de contação de histórias interativa e uma caixa de som que “sorteia” palavras aleatórias para serem usadas em uma batalha de rimas.
No “Laboratório Solar”, os jovens aprenderam a montar um sistema para captação de energia solar através de pequenas placas, que vão fornecer a energia para que o dispositivo arduino possa fazer seu trabalho.
No “Laboratório Marcenaria”, foram montadas duas estruturas de madeira e canos de PVC para montar a horta e, no “Laboratório Plantio”, cada jovem pode plantar sua própria hortaliça e assinar seu nome, completando assim a construção do jardim vertical.
O evento contou com a participação de cerca de 15 voluntários entre membros da Xylem, Puma, Fundação Avina, Instituto Favela da Paz e torcedores brasileiros do Manchester City, além dos 20 jovens líderes beneficiados pelo Projeto Educação e Água, que propuseram aos voluntários três atividades socioeducativas usando o futebol para conscientizar sobre o uso e economia de água.
Como parte do projeto, ainda será entregue uma estrutura de captação de água da chuva e um sistema de tratamento dessa água por parte do parceiro Xylem. O sistema vai prover uma fonte alternativa de água ao núcleo esportivo, dando acesso à uma fonte consistente de água limpa ao longo do ano.