Valorização das Raízes Indígenas: Um Compromisso com a Diversidade e a Educação
Publicado em:
Fundação Gol de Letra reafirma o compromisso com a diversidade através de práticas educativas inclusivas e valorização das culturas indígenas.
No 19 de abril, é comemorado o Dia dos Povos Indígenas e compreender melhor sua identidade e as influências dos povos que participaram da construção de base que moldaram a nossa sociedade, é essencial para entender a nossa história. Possuímos uma vasta diversidade cultural, e reconhecer o papel dos povos indígenas na formação do país é fundamental.
Na Fundação Gol de Letra, reafirmamos o nosso compromisso com uma educação inclusiva e antirracista, incorporando respeito e valorização das culturas indígenas em nossos programas educacionais e atividades.
Utilizamos o esporte como ferramenta pedagógica e integramos brincadeiras e jogos que permitem a crianças e adolescentes aprender sobre tradições e costumes indígenas, além de vivenciar a cultura de forma dinâmica e lúdica. Além disso, o letramento, que faz parte do projeto Caju Esporte Educação, tem como objetivo ampliar o conhecimento dos educandos sobre os povos originários por meio de leituras e materiais que relatam suas histórias e vidas reais.
No nosso livro Gol de Letrinhas 16, projeto em que os educandos escrevem histórias autorais. Uma parte especial desse projeto foi a inclusão do estudo das línguas indígenas. Ao final do projeto, os educandos desenvolveram um caça-palavras em Tupi para compor o livro. Essa foi uma escolha educativa, urgente e necessária, considerando o contexto histórico dessas línguas.
Ao longo do tempo, muitas línguas indígenas desapareceram. Antes, havia cerca de 1.200 línguas; hoje, restam aproximadamente 180. Essa drástica redução destacou a precariedade da sobrevivência dessas línguas, muitas das quais estão à beira da extinção.
Ao incorporar as tradições dos povos originários em nosso processo formativo, reafirmamos nosso compromisso com uma educação que valoriza a diversidade. Com o objetivo de construir uma sociedade mais justa e inclusiva, onde as tradições e histórias dos povos indígenas sejam reconhecidas, respeitadas e celebradas.