Roda de leituras no cotidiano dos educandos da Fundação Gol de Letra

Texto: Elenise Barbosa*

Entendemos que a leitura é um dos principais caminhos para a construção de uma visão de mundo ampla. Não apenas a simples decifração dos códigos da língua escrita, mas o desenvolvimento da compreensão letrada, que é capaz de nos levar a diversos lugares, nos faz entender o que ocorre ao nosso redor, nos forçando a refletir a todo o momento. O estímulo a essa prática faz parte do cotidiano da Oficina de Letramento.

Hoje vamos explicar um pouquinho de como acontece um desses momentos de estímulo a leitura que é a “Roda de leituras”. Vamos lá?

image

Primeiro temos que entender que muitas vezes esse momento não se desenvolve exatamente como imaginamos/planejamos. Já vamos tirando da cabeça que o momento da leitura só ocorra naquele formato onde crianças/adolescente ficam em silêncio absoluto, enquanto o medidor (pai/mãe/professor) conta as histórias. O importante é deixar a criança/adolescente interagir durante as histórias, livres para escolher o que querem ouvir e, inclusive, podendo até ler sozinhos. Lembrando que muitas crianças/adolescentes não têm vínculo afetivo com os livros, então o melhor caminho é a descoberta das possibilidades, das diversidades e principalmente de não associarem o livro como algo “chato”, que sempre lhe é cobrado algum retorno imediato, um dever.

image

Nos momentos de leitura na aula de letramento criamos um espaço aconchegante com uma diversidade de livros para que eles possam escolher. Professores e estagiários se sentam em roda e se disponibilizam para as leituras. Alguns pedem para ler, outros preferem ler sozinhos, alguns gostam de contar as histórias. No fim das leituras conversamos sobre esse momento de forma que se sintam confortáveis e não oprimidos a falar sobre a leitura que fizeram. Cada um se expressa de uma forma, por meio da oralidade, de forma escrita ou através de desenhos. O princípio e mais importante de tudo para começar a inserir crianças/adolescentes no mundo da leitura é a criação do vínculo afetivo.

image

 Vamos compartilhar momentos de leitura?

* Educadora de Letramento do Programa do Dois Toques – Unidade Rio de Janeiro

image
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
free online course
download karbonn firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy paid course