Rio de Janeiro
Programa Jogo Aberto (Caju)
O Programa Jogo Aberto Caju é uma ação de educação integral pautada em atividades de esporte educacional para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 17 anos. Em sua rotina, o programa oferece práticas esportivas no contraturno escolar, em 5 modalidades focais: Judô, Futsal, Tênis, Tênis de Mesa, e Ginástica Rítmica (unissex). As oficinas esportivas semanais possuem 90 minutos de duração e os participantes podem se inscrever em até duas modalidades.
Além das oficinas semanais de esportes, o Programa também oferece atividades especiais, como festivais esportivos, onde os participantes experimentam diferentes formas de prática e experimentação das 5 modalidades ofertadas; os jogos de integração, que acontecem de duas formas: com escolas públicas locais, em uma semana de atividades, e com a unidade São Paulo, ampliando a integração entre crianças e adolescentes e mantendo o alinhamento da metodologia Gol de Letra.
Para garantir a participação feminina nas atividades esportivas o programa tem 40% de suas vagas, no mínimo, destinadas às meninas. Junto ao trabalho esportivo, os educadores realizam rodas de conversas, semanas temáticas, mostras, desafios e promovem participação das crianças e adolescentes em exibições e pequenos torneios externos. Nossa meta com isso não é competir, mas sim experimentar o esporte em toda a sua complexidade e pluralidade.
Junto ao trabalho com crianças, adolescentes e jovens nas oficinas esportivas, o programa conta com a formação de 8 jovens monitores com idades entre 15 e 18 anos. Estes jovens recebem uma formação de 24 meses em esporte, educação e lazer e atuam junto aos educadores nas oficinas diárias.
O programa Jogo Aberto Caju busca reconhecer os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável gerando práticas que garantam uma boa condição de saúde e movimentação de seus participantes, o que é uma questão de atenção global, gerando ações educativas de qualidade, com equidade de gênero e com vistas à redução das desigualdades quando promove espaços de aprendizagem, acesso a direitos e desenvolvimento humano. Junto a isto, o programa colabora para a estratégia institucional de trabalho em parceria para a cultura de paz.
Atualmente oferece 330 vagas.
Esse programa se encaixa nos ODS: