Dia Mundial da Água marca ações de sustentabilidade na Gol de Letra
Publicado em:
Uso consciente e economia de água, esse foi o tema das atividades promovidas pelos jovens líderes da Fundação Gol de Letra no Dia Mundial da Água, em 22 de março. O evento faz parte do projeto Educação e Água uma iniciativa do Cityzens Giving, do City Football Group, junto com as empresas Xylem e Puma.
O objetivo do projeto é usar o futebol para educar os atendidos em relação à água, saneamento e higiene e os problemas relacionados à escassez de água vividos na Vila Albertina, um dos cinco territórios ao redor do mundo que fazem parte da iniciativa.
A jovem líder Andressa Duarte conta um pouco das ações desenvolvidas no dia: “Tivemos atividades esportivas sobre economia de água, reciclagem de materiais, horta sustentável e confecção de cartazes para conscientizar a população”.
As crianças foram distribuídas em grandes grupos e encaminhadas a diferentes “estações” onde cada atividade acontecia. Uma delas envolvia dividir as crianças em duas filas, e cada fila formaram duplas. Cones azuis espalhados pelo chão representavam a água sendo desperdiçada, e o objetivo das duplas era coletar a “água” enquanto dominavam uma bola de futebol em direção a um bambolê, simbolizando um balde. A dupla que coletasse mais cones dentro dos “baldes” era a vencedora.
Outra ação, desenvolvida pela monitora Roberta Rebouças, também focou na conscientização do desperdício. Ela explica sua criação: “Uma bola azul fica no centro representando a água, e as crianças em círculo com pernas abertas em volta da bola representam a torneira deixando a água escapar. As crianças que estão fora do círculo devem chutar uma bola de futebol em direção à bola azul, obrigando as crianças do círculo a fecharem as pernas para defender a jogada e, assim ‘fechando a torneira’ e economizando água”, conta.
Uma das estações usava o espaço da horta vertical ecossustentável, que foi construída no Núcleo de Esporte e Desenvolvimento (NED) também como iniciativa do projeto Educação e Água. Neste dia, as crianças puderam plantar alface e pimenta, e conhecer um pouco sobre o processo de plantação orgânica, desenvolvimento das sementes e conscientização sobre agrotóxicos.
Além da horta vertical, o projeto também já promoveu a instalação de uma cisterna e um totem de energia solar no espaço. Tudo foi desenvolvido pelos jovens líderes do projeto com a orientação e workshops promovidos pelos patrocinadores e parceiros da iniciativa.
GOL DE LETRA MAIS SUSTENTÁVEL
O projeto Educação e Água é apenas uma das ações de sustentabilidade promovidas pela Fundação Gol de Letra. Desde 2018 encabeçamos outras ações ambientais e sustentáveis com os educandos no cotidiano dos projetos. Alguns exemplos são: Semana de Consumo Consciente, Semana Temática de Preservação da Camada de Ozônio, Oficinas de jogos populares e Oficinas de Capoeira e Muay Thai com material reciclável.
Em alguns de nossos espaços, também trabalhamos em frentes para criar, manter e ampliar ações de sustentabilidade. Entre 2017 e 2018 instalamos painéis Solares cobrindo integralmente um dos prédios da sede, no Caju-RJ. Ali também temos torneiras temporizadas nos banheiros, refeitório, pátio interno, corredores e sala multiuso.
Preservamos a cobertura arbórea do terreno da nossa sede no Caju e a poda de árvores é realizada por biólogo credenciado pelo INEA (Instituto Estadual do Meio Ambiente). O material resultante da poda é colocado no terreno de modo a virar material orgânico no terreno. Ali também temos dois poços artesianos de água com limpeza e certificação do INEA, direcionando essa água (imprópria para o consumo humano) para uso nos banheiros, regas de jardim e limpeza em geral.
Por fim, eliminamos o uso de itens descartáveis e tentamos ao máximo revitalizar computadores, notebooks e periféricos como teclados e mouse, itens recebidos de doações de empresas que estão atualizando seu parque de equipamentos e evitando que componentes eletrônicos sejam desperdiçados.