Educandos exibem trabalhos do semestre no 3º evento cultural online

Os educandos das oficinas do Programa de Jovens fecharam o primeiro semestre de 2021 com apresentações culturais no “Gol de Letra na sua Casa – 3.0”, exibido no youtube da Fundação Gol de Letra no dia 2 de junho. O evento surgiu como uma forma de adaptar os saraus culturais que sempre aconteceram presencialmente na Vila Albertina, zona norte de São Paulo, onde o programa acontece – e agora chega a sua terceira edição no formato online.

Durante o evento, os monitores das oficinas de grafite, teatro, audiovisual e dança contaram sobre o processo de aprendizagem no formato online e apresentaram os trabalhos que suas turmas desenvolveram ao longo do semestre. “As aulas online ficam melhores com algumas ferramentas como o chat, microfone, emojis, gravação das aulas e compartilhamento de telas”, contou Geovanna Porto, monitora de audiovisual. “Nesse momento, a tecnologia tem um papel muito grande e no começo foi um desafio, mas hoje já funciona super bem e dá super certo”.

As oficinas culturais do Programa de Jovens contemplam também debates e discussões de temas transversais que corroboram para o desenvolvimento de habilidades para a vida. O monitor de grafite, Guilherme Davy, conta mais sobre o processo no evento. “Nas oficinas, aprendemos a nos expressar melhor, melhorar a comunicação, estimular o pensamento crítico, te ajuda a ter empatia e desenvolve outras habilidades para a vida”.

Os primeiros a se apresentar foram as turmas de teatro. “Começamos estudando sobre expressão corporal, vocal e facial, que são os instrumentos do ator. Depois estudamos sobre William Shakespeare e começamos a ensaiar nossas cenas, baseadas nas obras dele”, disse a monitora da oficina, Beatriz Pimentel, no evento.

A habilidades para a vida desenvolvidas pelos educandos a partir das aulas de teatro, contribuíram para a socialização, autoconfiança e responsabilidade, como foi mencionado pela monitora. “Alguns começaram tímidos, com vergonha ou dificuldade de ligar a câmera. Mas com as aulas, todos foram se enturmando, se soltando e ganhamos amigos. Conversamos muito, brincamos e rimos juntos, e isso foi muito importante para a nossa trajetória”.

Quatro peças de Shakespeare foram adaptadas para os tempos modernos pelos atendidos: Muito barulho por nada, Romeu e Julieta, Contos de Inverno e Sonhos de uma Noite de Verão foram as obras escolhidas pelas turmas de teatro.

Em seguida, as turmas de audiovisual apresentaram dois curta metragens: “Você supera”, sobre relacionamentos, superação e autoestima; e “Persistir”, sobre a trajetória de uma judoca no tatame. A monitora Geovanna também falou sobre o processo de aprendizagem das turmas. “No primeiro projeto, fizemos vídeos curtos para as redes sociais, para entender o básico da linguagem audiovisual. No segundo projeto, discutimos sobre escrever ficção e contar histórias, e junto com elas aprendemos sobre resoluções de problemas, pensamento crítico e criativo e também sobre responsabilidades com prazos e horários”, conta.

Nas oficinas de dança, o tema mais trabalhado foi representatividade. Antes de mostrarem suas coreografias, os educandos exibiram o vídeo “Representatividade importa”, contanto o que aprenderam sobre o tema. “É olhar para aquilo e se ver, sentir que você faz parte”; “É conseguir identificar diversidade na questão racial, de orientação sexual”; “É um jeito da gente consegui entender um o lado do outro”; “É aprender outras maneiras de conviver com os outros e fazer disso um mundo melhor”, são algumas frases que se destacam no conteúdo.

Para o monitor de dança, Kayo Vinycius Andrade, a pesquisa sobre representatividade foi uma das partes mais legais da oficina. “Isso nos ajudou ter empatia, respeitar e entender a opinião das pessoas ao nosso redor, entender que nem tudo é do jeito que a gente quer”, conta.

A dança Afro, o Hiphop e o Wacking foram alguns dos estilos de dança trabalhados nas oficinas, e que se refletiram nas coreografias apresentadas. “Tivemos criações de coreografias propostas pelo professor, por mim e pelos alunos juntos”, conta o monitor.

Por fim, os educandos da oficina de graffiti apresentaram seus trabalhos, com base no tema “Quem tem amigos, tem tudo”. “Neste semestre aprendemos sobre a história do grafite, os tipos de letras, construção de personagens, conhecemos diversos grafiteiros e técnicas de pintura”, conta o monitor Guilherme Davy. “Aprendemos muito sobre arte e sobre habilidades para a vida, principalmente sobre relações interpessoais e amizades, que são importantes”. As turmas de grafite encerraram o evento recitando o poema “Para quem me lê”, de Rupi Kaur.

O vídeo do evento “Gol de Letra na sua Casa – 3.0” está disponível em nosso canal do Youtube. Assista ao evento completo:

Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download redmi firmware
Download WordPress Themes
online free course