Fundação Gol de Letra protagoniza atividades na França às vésperas das Olimpíadas
Publicado em:
Por: Doro Jr. e Rafael De. Marco
A relação da Fundação Gol de Letra com a França começou em 1993, enquanto Raí brilhava como ídolo no clube Paris Saint Germain. Cinco anos depois, em 1998, o craque colaborou de forma decisiva na criação da Fundação Gol de Letra. Desde então, a organização tem sido uma ponte entre ações sociais que conectam brasileiros e franceses. Em 2024, com a efervescência proporcionada pelos Jogos Olímpicos em Paris, essa conexão se intensificou ainda mais.
A começar pelo intercâmbio Brasil-França, que acontece há 22 anos em parceria com a ONG Sport Dans La Ville. No dia 5 de julho, sete jovens de São Paulo e do Rio de Janeiro e um educador da Gol de Letra embarcaram para a França, a fim de vivenciar uma experiência internacional de 23 dias no país europeu.
Este ano, a iniciativa acontece em meio a um contexto único: o Festival 24. Promovido pela Sport Dans La Ville, o evento reunirá mais de 500 jovens de 36 países, a partir de sexta-feira (19). O objetivo é proporcionar trocas em torno das chaves para igualdade e excelência incutidas pelos Jogos Olímpicos.
E se o assunto é Olimpíada, o grupo da Fundação Gol de Letra tem lugar garantido para assistir a cerimônia de abertura, no próximo dia 26, às margens do rio Sena. Será um dos pontos altos da visita à França que, desde o início do mês incluiu passeios turísticos, atividades junto a empresas parceiras (Arkema e Goldman Sachs), treinamentos e integração no acampamento Chabotte, para integração com os jovens franceses da Sport Dans la Ville.
Esporte e Impacto em foco
Nesse meio tempo, a Fundação Gol de Letra também realizou o evento “Diálogo sobre Políticas de Esporte e Atividade Física para Todos”, ciclo de debates que aconteceu na capital francesa nesta quinta-feira (18). Com o apoio da Atletas pelo Brasil e do Instituto Península, o seminário ocorreu na principal universidade de Paris, a Sorbonne, cuja história está intimamente ligada ao esporte e, principalmente, ao Movimento Olímpico.
O encontro contou com a presença de Raí; Ana Moser, presidente-executiva da Atletas pelo Brasil; Amélie Oudéa-Castéra, Ministra do Esporte e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da França; representantes de governos internacionais, além de diversos especialistas em políticas públicas.
O encontro contou com a presença de Raí, Fundador da Gol de Letra; Ana Moser, presidente-executiva da Atletas pelo Brasil; Amélie Oudéa-Castéra, Ministra do Esporte e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da França; representantes de governos internacionais, além de diversos especialistas em políticas públicas.
“Sabemos e vemos cotidianamente na nossa organização os benefícios e as potencialidades que o esporte, aliado à educação e cultura, promove para crianças, além do empoderamento de jovens e mulheres. Debater políticas que garantam de forma contínua esses benefícios para a sociedade, por meio do esporte, é um dos grandes objetivos deste evento”, comenta Raí, diretor-executivo da Gol de Letra e tetracampeão mundial de futebol.
Em complemento, o Diretor Geral da Fundação Gol de Letra, Sóstenes Oliveira, reforça a importância de promover um ciclo de debates na capital francesa nesse período pré-olímpico. “Mais que consolidar o posicionamento da Fundação Gol de Letra no cenário global e sua estreita relação com a França, o ‘Diálogo sobre Políticas de Esporte e Atividade Física para Todos’ visa encontrar pontos de contato entre as diferentes vertentes esportivas e sua contribuição para uma sociedade melhor, mais justa e igualitária”.
Gol de Letra na França: mais informações
Instagram: Acompanhe nossos eventos em tempo real no @goldeletrabr/
Facebook: https://www.facebook.com/FundacaoGolDeLetra
Assessoria de imprensa: ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – F: 11 984579723
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 – rafael@zdl.com.br – Cel: 11 976022986