Gol de Letra inicia projeto de formação de professores esportivos em outros estados
Publicado em:
No mês de fevereiro, a Fundação Gol de Letra deu início ao processo de formação presencial do projeto Educação Integral – Esporte em Jogo. A primeira cidade contemplada foi Governador Valadares, em Minas gerais, e na sequencia serão beneficiados outros profissionais de educação física, esporte e lazer das cidades de Vitória, no Espírito Santo, e Açailândia, no Maranhão.
A iniciativa tem o objetivo de oferecer formação em esporte educacional para profissionais que multiplicarão atividades e conceitos de educação integral para seus públicos, fortalecendo a cadeia de trabalho com esporte para o desenvolvimento humano.
Nesse sentido, o objetivo é disseminar e aplicar os preceitos metodológicos dos programas já realizados pela Fundação Gol de Letra há quase 25 anos em outras regiões do país, sempre incentivando o diálogo, a mobilização comunitária e a construção de novos olhares que podem multiplicar os aprendizados e experiências sociais a partir da ação esportiva.
A primeira cidade a receber as formações foi Governador Valadares. Entre os dias 9, 10, 11 e 12 de fevereiro, o auditório local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Praça dos Esportes da cidade receberam 25 professores e educadores que participaram dos encontros formativos.
Os primeiros dias foram focados na formação teórica sobre a história do esporte no mundo, a história da educação física no Brasil, os conceitos e princípios do Esporte Educacional e da Educação Integral através do esporte, além de apresentar a metodologia Gol de Letra e realizar dinâmicas de entrosamento e planejamento de atividades com base no conteúdo apresentado.
Segundo conta a formadora Fernanda Franco, os participantes são constantemente convidados a refletir, opinar e compartilhar experiências sobre suas vivências no esporte. “Essa troca gerou algumas reflexões sobre como eram as práticas esportivas nos ambientes de ensino onde foram inseridos quando crianças e adolescentes, como elas estão hoje e, como elas deveriam ser”.
Durante a parte pratica da formação, a equipe Gol de Letra aplicou atividades relacionadas ao esporte educacional e, os participantes debateram para identificar qual princípio foi utilizado em cada momento, além de refletir sobre a importância daquela atividade para colaborar com o processo de Educação Integral dos alunos e alunas.
Os participantes também conheceram o plano de aula utilizado nas atividades da Fundação e puderam elaborar um trabalho de discussão e revisão dos instrumentos que utilizam nos dias atuais, privilegiando propostas que levem em conta rodas de conversa, atividades quebra-gelo, vivências e diferentes abordagens para o aprimoramento em uma modalidade esportiva, ou jogo adaptado.
Os encontros de formação foram bem avaliados pelos participantes, como mostram alguns dos depoimentos* recebidos:
“Foram muito satisfatórios os encontros e muito produtivos. Tive muitas experiências novas e acredito que vai ser muito bom agregar tudo que aprendemos no nosso dia a dia”.
Outro participante relata que:
“A troca de experiência foi ótima, os conteúdos trazidos foram inovadores e de muita valia para a área da educação física, e para trabalhar não somente os conteúdos de esporte, mas como trabalhar o social, afetivo e muito mais”.
Após a formação, os participantes serão monitorados pela equipe da Gol de Letra por dois meses, de forma virtual, para avaliar como estão aplicando os conceitos e práticas de esporte educacional com seus alunos e alunas, como tais conceitos e práticas impactam diferentes públicos e, quais adaptações foram necessárias para que funcionassem corretamente.
A etapa final do projeto conta com um seminário de formação online, onde as equipes das 3 cidades participantes poderão trocar, compartilhar e debater sobre como foi aplicar o esporte educacional em seus respectivos territórios, nos ambientes públicos e privados com os quais trabalham.
* Os depoimentos foram anonimizados para facilitar a expressão crítica dos participantes