Gol de Letra realiza formação de lideranças no Ceará e Pará
Publicado em:
A Fundação Gol de Letra tem em sua missão e visão a tarefa de promover transformações sociais pela educação, assim como o desejo de disseminar suas ações e metodologia para além de seus núcleos de atendimento direto no Rio de Janeiro e em São Paulo, compartilhando práticas efetivas de desenvolvimento humano com base no esporte, na arte e na formação para o mundo do trabalho.
Trabalhando para cumprir estas metas, no mês de julho de 2022 iniciamos o processo de sondagem e seleção de profissionais do projeto Jogo Aberto Brasil, nas cidades de Fortaleza no Ceará e Parauapebas no Pará. O objetivo deste trabalho é a geração de espaços comunitários qualificados e permanentes de esporte e lazer, e, principalmente, a formação de lideranças locais, jovens e adultos, para a animação destes espaços, mobilização comunitária e criação de novas e mais consistentes referências locais.
A formação de pessoas para o protagonismo social tem sido uma marca da Gol de Letra. Em territórios periféricos e vulneráveis não é incomum a presença de forças paralelas à organização do estado, com isso, por vezes, o papel de liderança comunitária acaba representado por figuras ligadas ao domínio pela força.
Formar moradores e moradoras de diferentes idades e experiências para atuarem em prol de suas comunidades é uma possibilidade de ruptura desta determinação social, já que estas pessoas são capazes de agregar olhares múltiplos sobre os territórios, suas demandas e potenciais. Além disso, a presença de jovens mobilizadores é especialmente importante.
Além de promover sua integração com diferentes setores das comunidades, a formação em esporte e lazer, por exemplo, que é realizada pelo projeto Jogo Aberto Brasil, abre portas para a experimentação de práticas e conceitos que podem colaborar em uma futura orientação profissional, fato necessário em locais historicamente precários em relação ao acesso à universidade.
Em suma, o projeto Jogo Aberto Brasil, por meio da formação de líderes locais e jovens monitores para atuação com esporte e lazer, tende a ser uma ferramenta de fortalecimento da educação de pares, para as comunidades e nas comunidades, uma via importante de diálogo, representação e valorização dos potenciais e das diferentes representações sociais e culturais nos locais de sua execução.