Jogo Aberto Brasil Expande Atuação no Ceará com Parcerias Inéditas para Educação Integral nas Escolas do Campo
Publicado em:
O projeto Jogo Aberto Brasil, ano 2, continua inovando nas parcerias para a disseminação da metodologia Gol de Letra pelo país. Depois de Arari no Maranhão e de Marabá no Pará, chegou a vez de Fortaleza, no Ceará receber a equipe técnica para as reuniões de sondagem e planejamento das ações.
Mobilização e Parcerias com Organizações Locais
O processo de sondagem no Ceará seguiu duas fases. Em setembro, a mobilização envolveu organizações parceiras que fazem parte da Rede Esporte pela Mudança Social (REMS). Em outubro, a segunda etapa ampliou a rede de contatos no estado ao estabelecer parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), estimulando a realização de um trabalho até então inédito no projeto: a formação de professores das escolas públicas do campo, administradas nos assentamentos do movimento em parceria com o governo do Ceará.
Durante a sondagem, realizada entre os dias 15 e 18 de outubro, a equipe visitou a cidade de Canindé, no sertão cearense, para conhecer a EEMPC Antônio Tavares Alves, localizada no assentamento Ipueira da Vaca, comunidade Logradouro 1. Esta escola, que atende alunos do ensino fundamental e médio, será um ponto de referência para a mobilização de mais cinco unidades escolares localizadas em outras cidades do sertão, próximas a Canindé.
Leia mais: Gol de Letra: 25 Anos de Compromisso com a Educação Integral
Parceria com o MST e Expansão para Escolas do Campo
Graças às articulações do MST, a equipe teve a oportunidade de visitar a Universidade Federal do Ceará (UFC) e conversar com o pró-reitor de extensão, professor Carlos Estevão Fernandes. A UFC ofereceu uma parceria para transformar o projeto em um curso de extensão da universidade, possibilitando a certificação dos participantes. Esta novidade representa um marco para a Fundação Gol de Letra.
Além da UFC, estivemos reunidos com o secretário estadual de esportes, Rogério Nogueira Pinheiro, que propôs uma parceria para a cessão do Centro de Formação Olímpico para a realização das formações presenciais, bem como a cessão de transporte para os professores das escolas do campo em Canindé e Fortaleza.
Impacto e Próximos Passos do Jogo Aberto Brasil no Ceará
Consideramos que o projeto atingiu um novo patamar de abrangência e relevância social com estas parcerias, que mobilizam vários setores da sociedade em prol da educação integral e da formação de professores para a implementação da metodologia de esporte educacional. Ajustamos a primeira formação na cidade de Canindé para dezembro de 2024 e aguardamos os próximos ajustes junto ao Ministério do Esporte para que esta seja uma realização conjunta de grande impacto.
Em breve, voltaremos com novidades!
Leia mais: Gol de Letra visita Guiné-Bissau para avaliar continuação de projeto de disseminação internacional