Raquetadas Educacionais
Publicado em:
O Tênis de Mesa é reconhecido como uma modalidade olímpica desde o ano de 1988, quando houve sua primeira participação em Seul, Coréia do Sul. De lá para cá, vem crescendo e, de certa forma, sendo mais conhecido e divulgado nas mídias sociais. Hugo Calderano será o grande nome brasileiro para as Olimpíadas do Japão, em 2021. Nas Paraolimpíadas, a atleta Bruna Alexandre buscará uma nova medalha para o nosso país.
Basicamente, quando iniciamos uma conversa sobre alguma modalidade esportiva com amigos ou parentes, o foco sempre é evidenciar quem ganhou ou quem perdeu, quem foi o(a) mais rápido(a) ou quem foi o(a) mais lento(a),quem se dedicou mais ou quem se dedicou menos. A competitividade está presente em todas as modalidades, gerando grandes alegrias e tristezas nas pessoas que competem ou assistem aos jogos. Mas será que o esporte se limita a isso? Para a Fundação Gol de Letra, não!
Se perguntar a qualquer educador da Gol de Letra o que é o esporte, escutará de todos a mesma resposta: é algo transformador!
A instituição respeita o esporte de alto rendimento, mas adota a perspectiva do esporte educacional. Esporte educacional é uma forma de manifestação do esporte que tem como seu maior objetivo o desenvolvimento e a inclusão social. Desta forma, há um processo de aprendizagem e de desenvolvimento integral daqueles que participam. Os(as) educandos(as), através das modalidades esportivas vivenciadas, aprendem conteúdos e valores que poderão ser levados para além das quadras ou ginásios. A idéia é bem simples: aprender jogando e jogar aprendendo!
Assim, a nossa proposta inicial é utilizar uma metodologia onde os educandos entendam como os jogos se desenvolvem, no sentido de fazer com que os princípios pedagógicos possam ser colocados em prática.
A realização de dinâmicas em grupo, especialmente para crianças e adolescentes, neste sentido, tende a cativar os educandos e tornar o ambiente mais divertido para a prática/aprendizagem esportiva. Além disso, desenvolve habilidades perceptivas, em função da recepção de estímulos visuais, auditivos e táteis (sensoriais e motoras) e ainda contribuem para evoluir de forma mais rápida as habilidades interpessoais, uma vez que tende a facilitar o relacionamento e as conexões.
Acreditamos que a modalidade Tênis de Mesa é uma grande ferramenta para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Assuntos complexos como o racismo, por exemplo, podem ser ensinados através de atividades esportivas planejadas para facilitar a comunicação e o aprendizado durante as aulas.
O esporte sempre foi e sempre será uma ferramenta extremamente rica para qualquer educador ensinar aquilo que deseja. Conteúdos aprendidos durante uma atividade esportiva, poderão ser levados pelo(a) educando(a) para toda a sua vida!
Existem muitas pessoas que sobem no pódio e recebem medalhas e/ou troféus. Esse fato é realmente maravilhoso. Porém, para nós da Gol de Letra, mais maravilhoso ainda é ela poder descer do pódio, cumprimentar seus amigos/parentes e retornar para a sua casa sendo um grande ser humano para a nossa sociedade.
A modalidade de Tênis de Mesa é realizada no Programa Jogo Aberto, que é parte do Projeto Caju Esporte Educação realizado pela Fundação Gol de Letra, com Patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental