Quem somos

Criada em 10 de dezembro de 1998, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Fundação Gol de Letra é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que nasceu do sonho dos tetracampeões mundial de futebol Raí e Leonardo de contribuir com a educação de crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis, para que tenham mais oportunidades e perspectivas de vida.

Com atuação na Vila Albertina, em São Paulo, e no Caju e Barreira do Vasco, no Rio de Janeiro, a Fundação atende crianças, adolescentes e jovens, aliando práticas educacionais e de assistência social ao desenvolvimento comunitário e de suas famílias.

Ao longo desses anos, a Fundação também investe esforços na sistematização de suas práticas e metodologia e, por meio da área de Disseminação, busca expandir o alcance de seu trabalho ao compartilhar sua tecnologia social com profissionais e organizações de outras localidades.

A Gol de Letra conta ainda com representação na França, por meio da Associação Gol de Letra França, criada em 2002 por iniciativa de voluntários amigos dos instituidores. A Associação promove eventos, articula ações, parcerias e mobiliza recursos de empresas no exterior para que sejam revertidos aos projetos executados no Brasil.

No que acreditamos

Esporte como instrumento de transformação

O Esporte faz parte da identidade da Gol de Letra!

Desde o início, os programas da Fundação sempre foram pautados pelos princípios da Educação Integral e do Esporte Educacional e de Participação, trabalhados em favor do desenvolvimento integral de crianças, jovens e adolescentes e das comunidades onde atuamos.

Além de um direito do cidadão o Esporte é um fenômeno sociocultural, promotor de qualidade de vida e articulador de pessoas e grupos.

Por isso, a Gol de Letra entende a prática esportiva como elemento essencial para o desenvolvimento integral do indivíduo, pois: promove a inclusão e a interação social; estimula a autonomia, o florescimento de novas amizades, a ocupação de espaços; ensina valores e respeito à diversidade; propicia a convivência democrática e o acolhimento de interesses individuais e coletivos; além, é claro, dos inúmeros dos benefícios à saúde. São por essas razões que acreditamos no esporte como fator importante de transformação social!

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

A Fundação Gol de Letra entende que o papel de uma organização que atua em comunidades de vulnerabilidade socioeconômica é oferecer ao público adolescente e jovem possibilidades e oportunidades por meio de conhecimentos, práticas, vivências e diálogo.

Ou seja, promover atividades que atendam suas necessidades formativas, educativas e sociais, ampliando seu repertório educacional e cultural, sua autonomia e preparando-os para o exercício da cidadania.

Desse modo, no âmbito da Juventude, o foco do trabalho da Gol de Letra se divide em três grandes eixos: Empregabilidade, Formação de Monitores e Arte e Comunicação. São essas as temáticas de atuação dos programas e projetos voltados ao público jovem, que são desenvolvidos por meio de cursos profissionalizantes e de qualificação; formação de agentes multiplicadores; oficinas de empregabilidade e projeto de vida; e oficinas de linguagens artísticas.

Buscamos assim, abranger diferentes interesses e demandas dos jovens em relação à sua formação, inserção profissional, geração de renda, organização pessoal e familiar e, acima de tudo, proporcionar condições favoráveis ao seu pleno desenvolvimento.

ícone publicações Saiba mais sobre o início da Fundação no livro "Gol de Letra: 10 anos de uma História Real", disponível em PDF na área de Publicações.

Missão

Promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens por meio de esporte, cultura e formação para o trabalho.

Visão

Desenvolver e disseminar práticas que contribuam para a transformação social

Valores

Dignidade, Fraternidade, Perseverança e Solidariedade.

História e Prêmios

Conheça melhor a nossa história na linha do tempo abaixo:

Linha do Tempo Linha do Tempo

Diretoria e Conselho

INSTITUIDORES

Beatriz Pantaleão

Dirce Cristina Bellíssimo

Leonardo Nascimento de Araújo

Raí Souza Vieira de Oliveira

CONSELHO CURADOR

Presidente

Raí Souza Vieira de Oliveira

Conselheiros

Angela Maria Gervasio Neves

François Alain Dossa

Guilherme Amorim Campos da Silva

Paulo Aris Velasco Boyadjian

Philippe Jean-Marie Ormancey

Sérgio Arthur Ribeiro da Silva

DIRETORIA

Administrativa

Emília Maria Camargo Nagle

Executiva

Beatriz Pantaleão

Financeira

Dirce Cristina Bellíssimo

Diretor Geral

Sóstenes Brasileiro de Oliveira

ASSOCIAÇÃO GOL DE LETRA FRANÇA

CONSELHO

Presidente

Guillaume Couzy

Vice-presidente

Raí Souza Vieira de Oliveira

Tesoureiro

Yves Bonniffet

Executiva responsável

Véronique Delorme

Conselheiros

Alexis Vintraud

Carlos Vinhas Pereira

Dorothée Lefeuille

Philippe Oddou

Pascal Deniau