Rio de Janeiro
Programa Dois Toques – Caju Esporte Educação
O programa Dois Toques é uma ação de educação integral pautada em duas linhas de trabalho para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos: Esporte/Educação Física e Letramento. No que tange ao Esporte/Educação Física, as oficinas são pautadas pela vertente educacional, nas modalidades Futsal, Basquete, Voleibol, Handebol, capoeira e Muay Thai, em jogos adaptados, brincadeiras tradicionais brasileiras, atividades de desenvolvimento físico e psicomotor. As atividades tem 90 minutos para crianças que frequentam o programa em 3 dias por semana e, 70 minutos para adolescentes, já que este ultimo grupo pratica mais atividades por dia, em 2 dias por semana.
Nas oficinas de Letramento a proposta é o desenvolvimento da linguagem, da sensibilidade e das habilidades básicas para o processo de leitura, escrita e interpretação de textos, imagens e outras formas de linguagem comunicativa. As atividades acompanham as oficinas de esporte e são complementares, ou seja, todos os participantes tem aulas de esporte e letramento em todos os dias que frequentam o programa permanecendo na Fundação Gol de Letra por 3 horas diárias. Para garantir a participação feminina nas atividades esportivas, o programa tem 40% de suas vagas, no mínimo, destinadas às meninas.
Além das oficinas, o Programa Dois Toques conta com outras atividades educacionais, a saber: semanas temáticas de discussão, pesquisa e experimentação de assuntos como meio ambiente, consumo, cultura de paz e mediação de conflitos; Dia “D”, onde são discutidos e mediados os conflitos, acordos e regras eleitos pela maioria como referências de relacionamento interpessoal; jogos de integração com escolas públicas do Caju que duram uma semana inteira e integram alunos e instituições; lanche diário para os participantes, o que promove segurança alimentar e integração por meio do convívio nas refeições; sarau cultural, que conta com números de canto, dança, dramatização, declamação e outras modalidades artísticas; e passeios que ampliam a experiência cultural dos participantes na cidade do Rio de Janeiro.
Junto ao trabalho com crianças, adolescentes e jovens nas oficinas esportivas e de letramento, o programa conta com a formação de 12 jovens monitores com idades entre 15 e 18 anos. Estes jovens recebem uma formação de 24 meses em esporte, educação, lazer e letramento, e atuam junto aos educadores nas oficinas diárias.
O programa Dois Toques busca reconhecer os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável gerando práticas que garantam uma boa condição de saúde e movimentação de seus participantes, o que é uma questão de atenção global, gerando ações educativas de qualidade, com equidade de gênero e com vistas à redução das desigualdades quando promove espaços de aprendizagem, acesso a direitos e desenvolvimento humano. Junto a isto o programa colabora para a estratégia institucional de trabalho em parceria para a cultura de paz.
Atualmente oferece 680 vagas.
Esse programa se encaixa nos ODS: