• Formação de Pessoas

Intercâmbio Brasil-França Gol de Letra: 23 anos de cultura e aprendizado

Desde 2002, o Intercâmbio Brasil-França Gol de Letra transforma vidas de adolescentes e jovens, conectando Brasil e França por meio de experiências únicas e projetos sociais de intercâmbio, proporcionando trocas culturais e amizades que atravessam oceanos.

Uma parceria que atravessa fronteiras

A parceria entre a Fundação Gol de Letra e a organização francesa Sport dans la Ville permite que jovens brasileiros e franceses vivenciem novas culturas e realidades sociais.

Seja recebendo participantes estrangeiros no Brasil ou viajando para a França, cada edição do intercâmbio proporciona aprendizados que vão muito além da sala de aula.

Ou seja, isso fortalece a autonomia, o respeito às diferenças e a visão de mundo dos participantes.

Criado em 2002, o intercâmbio Brasil-França Gol de Letra nasceu do desejo mútuo das duas organizações de ampliar oportunidades para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Desde então, o projeto tem promovido viagens anuais em que grupos alternam a vivência nos dois países, combinando atividades esportivas, culturais e educativas.

Como resultado, essa dinâmica fortalece laços, estimula a troca de conhecimentos e amplia horizontes, tornando-se um marco na trajetória de muitos participantes.

Como funciona o intercâmbio

A cada edição, o Intercâmbio Brasil-França Gol de Letra promove um ciclo de experiências nos dois países:

  • No Brasil: jovens franceses da Sport dans la Ville visitam a Fundação Gol de Letra, conhecem de perto os projetos sociais, participam de oficinas, atividades esportivas e culturais, além de vivenciar a rotina das comunidades atendidas pela instituição. Essa imersão possibilita contato direto com a realidade brasileira e fortalece o diálogo intercultural.
  • Na França: educandos da Gol de Letra viajam para Paris, Lyon e outras cidades francesas, dessa maneira conhecendo de perto as ações da Sport dans la Ville, participam de atividades esportivas, culturais e educativas, além de explorar novos cenários e hábitos.

Essa vivência prática em territórios tão diferentes gera aprendizados que dificilmente seriam alcançados apenas em sala de aula, proporcionando trocas culturais internacionais enriquecedoras.

Em 2025, 16 jovens brasileiros da Fundação Gol de Letra e 4 educadores viajaram até a sede da prefeitura de Paris, na França.

A programação passou por pontos turísticos de Paris e depois seguiu para Lyon, sede da Sport Dans La Ville, como parte do 3º Encontro Sobre Inserção Social Através do Esporte.

Atividades desenvolvidas no Intercâmbio Brasil-França Gol de Letra

A partir daí diversas atividades esportivas, culturais e sociais foram realizadas, além da apresentação de um workshop de esporte com temas transversais.

Vale destacar que as apresentações foram exibidas tanto pelos jovens da Fundação Gol de Letra como pelos jovens da Sport dans la Ville, que também fizeram uma oficina sobre esporte e gênero.

Os educadores Cristiane Rosendo e Renato Alexandre, da unidade Gol de Letra Rio de Janeiro, bem como os educadores Kaio Henriques (Programa Jogo Aberto), Victor Luiz da Silva (Programa de Jovens), além do monitor Daniel, da unidade Gol de Letra de São Paulo, participaram do intercâmbio, marcando de forma única esse Intercâmbio cultural Brasil-França.

Estar em territórios diferentes, conhecer novas pessoas, aprender sobre culturas e hábitos diversos são vivências extremamente enriquecedoras para a ampliação da visão de mundo e do repertório cultural de adolescentes e jovens.

Desse modo, o Intercâmbio Brasil-França Gol de Letra é capaz de proporcionar trocas culturais internacionais.

Então mais do que uma simples troca de países, o intercâmbio é pensado para que cada jovem desenvolva competências socioemocionais, construa novas amizades e perceba seu papel como cidadão global.

De acordo com o relato dos monitores da unidade de São Paulo e Rio de Janeiro, que estavam na delegação que viajou à França, “É um programa interessante, já que temos a oportunidade de ampliar o nosso repertório cultural.

Eles complementam: « Isso representa conhecer uma nova cultura, pessoas de um país novo e ter essa troca é fundamental, já que temos uma convivência e conversamos muito com os franceses, o que agrega muito para a gente como ser humano”.

Raí e o ano Brasil-França 2025

Em 2025, o intercâmbio ganha um significado especial com a realização do Ano do Brasil-França, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os países.

A programação oficial, promovida pelos governos brasileiro e francês, vai levar e trazer manifestações artísticas e culturais ao longo de todo o ano.

Isso inclui artes plásticas, teatro, dança, música, gastronomia e eventos esportivos em diversas cidades. Dentro desse contexto, o cofundador da Fundação Gol de Letra, Raí, foi escolhido padrinho da temporada França–Brasil.

Reconhecido por sua trajetória dentro e fora dos gramados, Raí sempre acreditou no poder do coletivo, da educação e do esporte como pontes entre culturas — valores que se conectam diretamente à essência do nosso intercâmbio.

Como resultado, essa celebração internacional reforça a importância de iniciativas como a do Intercâmbio Brasil–França Gol de Letra, que, há mais de duas décadas, promove exatamente o que o Ano França–Brasil propõe: aproximar povos, fortalecer laços e inspirar novas gerações.

Outro ponto de destaque é que esse ano de 2025 foi a maior delegação do Brasil a realizar o intercâmbio cultural, sendo que haverá três momentos de intercâmbio ao longo deste ano.

O esporte como ferramenta de transformação social

Durante o intercâmbio, os jovens da Fundação Gol de Letra não apenas vivenciam experiências culturais, mas também assumem o papel de protagonistas na construção do conhecimento.

Nesta edição, foram realizadas quatro oficinas simultâneas, cada uma conduzida por quatro jovens mediadores da Gol de Letra, acompanhados por um educador da instituição e com o suporte de intérpretes para garantir o diálogo entre português e francês.

Esses encontros aconteceram em diferentes formatos — rodas de conversa, apresentações e atividades práticas — estimulando a troca de ideias e a participação ativa de todos.

Dessa maneira, os temas giraram em torno de um eixo central: o esporte como ferramenta para promover tolerância, desenvolvimento humano, abertura e respeito.

A partir desse ponto de partida, cada oficina explorou aspectos complementares, como:

  • Inclusão e deficiência: debatendo como adaptar práticas esportivas para garantir a participação de todos e dessa forma valorizar as habilidades de cada indivíduo.
  • Questões ambientais: refletindo sobre a relação entre esporte, meio ambiente e sustentabilidade, discutindo desde o impacto de grandes eventos até iniciativas comunitárias verdes.
  • Diversidade cultural: explorando como o esporte aproxima culturas, combate preconceitos e dessa maneira fortalece a compreensão mútua.
  • Liderança e cidadania: estimulando jovens a reconhecerem seu potencial como agentes de transformação dentro e fora do campo.

Aprendizado coletivo

A programação contou ainda com sessões plenárias de abertura e encerramento, com discursos institucionais, exibição de vídeos e momentos de integração entre todos os participantes.

Esses encontros reuniram o grupo inteiro, reforçando os laços construídos ao longo das oficinas e celebrando o aprendizado coletivo.

Nesse sentido, mais do que falar sobre esporte, os jovens mostraram na prática como ele pode ser um espaço para diálogo, inclusão e construção de um mundo mais justo.

Valores esses que estão no coração do intercâmbio e que dialogam diretamente com o espírito do Ano do Brasil na França e da França no Brasil 2025.

Quer conhecer mais sobre este e outros projetos da Fundação Gol de Letra? Acesse goldeletra.org.br e descubra como apoiar iniciativas que transformam vidas, ampliam horizontes e conectam culturas com projetos sociais de intercâmbio.

Sua participação pode fazer parte dessa rede que, há mais de 25 anos, transforma o presente e constrói um futuro melhor para milhares de jovens!