BREVE DESCRITIVO
MISSÃO VISÃO E VALORES
PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS
MARCOS HISTÓRICOS
DIRETORIA E CONSELHO

INÍCIO

QUEM SOMOS

Criada em 1998, a Fundação Gol de Letra é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que nasceu do sonho dos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo de contribuir com a educação de crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis, para que tenham mais oportunidades e perspectivas de vida.

A Gol de Letra trabalha com o conceito de educação integral, desenvolvendo programas e projetos com atividades de esporte, lazer, expressão oral e escrita, cultural, artística e corporal, educação para o trabalho e desenvolvimento local.

Com atuação na Vila Albertina, em São Paulo, e no Caju e Barreira do Vasco, no Rio de Janeiro, a Fundação atende crianças, adolescentes e jovens, aliando práticas educacionais e de assistência social ao desenvolvimento comunitário e de suas famílias.

Reconhecida em 2001 pela Unesco como organização modelo no atendimento a crianças em situação vulnerável, a Gol de Letra foi vencedora do Prêmio Itaú-Unicef de Educação Integral em 2013 e está expandindo seu trabalho com a disseminação de sua tecnologia social para outros estados e países.

Promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens por meio de esporte, cultura e formação para o trabalho.

Desenvolver e disseminar práticas que contribuam para a transformação social.

Dignidade, fraternidade, perseverança e solidariedade.

Aprender

Ampliação do repertório esportivo, educacional e cultural.

Conviver

Desenvolvimento de valores e habilidades sociais.

Multiplicar

Formação de multiplicadores de conhecimentos e atitudes.

1998

Fundada no dia 10 de dezembro de 1998, no Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

1999

Inaugurada a sede na Vila Albertina em São Paulo. Começa o primeiro programa, o Virando o Jogo e abertura da biblioteca comunitária.

2000

Começa o Projeto A Cara da Vila (atual Programa de Jovens), com oficinas de arte e comunicação para jovens. Realizado o 1º Encontro Gol de Cidadania pelos Direitos da Mulher.

2001

Desenvolvido o projeto Turma da Vila em São Paulo. Inaugurada sede em Niterói. Recebe reconhecimento pela Unesco como instituição modelo no apoio à crianças em situação de vulnerabilidade social.

2002

Inicia a Associação Gol de Letra na França que promove atividades de intercâmbio e captação de recursos. Na Itália também é criada a Associação Gol de Letra para apoiar o trabalho desenvolvido no Brasil.

2003

Reconhecida como entidade de utilidade pública (Diário Oficial da União 31/1/2003). O Programa Formação de Agentes Comunitários - FAC é implantado em Niterói.

2004

Realizado em São Paulo o primeiro Torneio Gol de Letra para disputa amistosa de times de futebol entre empresas. Início do Jogo Aberto, programa que utiliza o esporte como meio de aprendizagem e formação pessoal.

2005

Em parceria com escolas públicas das comunidades têm início o Projeto Escola Ação Esportiva, em São Paulo, e o Dois Toques na Escola, em Niterói. É ampliada a Formação de Mediadores, passando a incluir jovens monitores que atuam junto aos educadores do Programa Virando o Jogo.

2006

Ampliada a atuação para a cidade do Rio de Janeiro, com o início do Jogo Aberto - Caju (atual Dois Toques).

2007

Nasce o Projeto Mensageiros da Água, ação de educação ambiental no Caju.

2008

As atividades em Niterói são encerradas. Criado o Eixo Rumo à Empregabilidade, no Programa de Jovens, em São Paulo.

2009

Começam os estudos para disseminação da prática socioeducativa e projetos pilotos no estado de Goiás.

2010

Nasce o Programa Gol de Trabalho, para dar formação profissional a jovens no Caju. Os 10 anos da Gol de Letra são comemorados com dois eventos (no Rio de Janeiro e em São Paulo), o lançamento de uma exposição e um livro, que contam a história da instituição.

2011

Início da sistematização do Virando o Jogo. Investimento no Desenvolvimento Institucional, com novo site e mídias sociais. Finalização do currículo do curso técnico de Esportes e Atividade Física (em parceria com o governo do Estado de São Paulo).

2012

Disseminação chega a outras comunidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre, com o projeto Ginga Social, em parceria com a adidas. Lançamento do livro “Virando o Jogo - uma experiência da Gol de Letra com Educação integral”, com a sistematização de nossas práticas de educação integral. Início da 1ª turma do curso técnico de monitor esportivo do Centro Paula Souza em parceria com a Gol de Letra. Dez anos do intercâmbio com a organização francesa Sport Dans La Ville. O fundador Raí de Oliveira recebe o Laureus “Sports for Good” (considerado o Oscar do Esporte), por sua atuação com a Fundação Gol de Letra.

2013

Virando o Jogo é vencedor do prêmio Itaú-Unicef de Educação Integral. Torneio Gol de Letra completa a 10ª edição em São Paulo e a 7ª no Rio de Janeiro. É realizado o 1º Fórum Interno de Esportes e Educação Integral. O Programa Jogo Aberto recebe o certificado de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil.

2014

Inicia o Programa Jogo Aberto na Barreira do Vasco e começa a construção do ginásio poliesportivo no Caju, no Rio de Janeiro. Lançamento da publicação “Experiências com Esporte-Educação Física”. Retomada do projeto de Cooperação Técnica Brasil-África e inauguração do Centro Educacional Amizade São Paulo, em Guiné-Bissau, que oferecerá educação integral a cerca de 200 crianças já no ano letivo de 2015, utilizando a metodologia da Fundação Gol de Letra.

2015

Projeto Formação de Agentes Sociais (SP) recebe o certificado de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, na categoria Mulheres. Programa Virando o Jogo encerra um ciclo de 16 anos de atendimento direto, tendo sua metodologia utilizada como base para a implantação da primeira escola pública de educação integral da Vila Albertina, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, que passa a funcionar a partir de 2016. Nova sede administrativa em São Paulo e fortalecimento da atuação nas escolas públicas da região.

Instituidores

Beatriz Pantaleão, Dirce Cristina Bellíssimo, Leonardo Nascimento de Araújo e Raí Souza Vieira de Oliveira

Conselho Curador

Presidente: Raí Souza Vieira de Oliveira

Conselheiros: Angela Maria Gervasio Neves, Daniela Rodriguez de Castro, François Alain Dossa, Guilherme Amorim Campos da Silva, Paulo Aris Velasco Boyadjian, Philippe Jean-Marie Ormancey e Sérgio Arthur Ribeiro da Silva.

Diretoria

Administrativa: Emília Maria Camargo Nagle

Executiva: Beatriz Pantaleão

Financeira: Dirce Cristina Bellíssimo

Diretor Geral: Sóstenes Brasileiro de Oliveira

Associação Gol de Letra França

Conselho

Presidente: Guillaume Couzy

Vice-presidente: Raí Souza Vieira de Oliveira

Tesoureiro: Yves Bonniffet

Executiva responsável: Véronique Delorme

Conselheiros: Alexis Vintraud, Carlos Vinhas Pereira,
Dorothée Lefeuille, Philippe Oddou e Pascal Deniau