Prospecção, articulação e engajamento definem a atuação do setor de Desenvolvimento Institucional (DI), consolidando o “jeito de ser” da Fundação Gol de Letra. O setor é responsável pela sustentabilidade financeira, proposição e acompanhamento de projetos, comunicação e relacionamento da organização. Tem como foco viabilizar a realização dos programas e projetos e o fortalecimento institucional.
A base do Desenvolvimento Institucional é a mobilização de parcerias (empresas, fundações e institutos, leis de incentivo, indivíduos, eventos e campanhas de mobilização), o que inclui a relação com pessoas físicas e jurídicas, desenvolvimento de projetos, captação de recursos e prestação de contas.
A Comunicação dá suporte às ações de captação, fortalece a presença institucional junto às empresas e sociedade civil e mobiliza pessoas em prol das causas do Esporte, Educação, Cultura e Formação para o trabalho. Para isso, são utilizados os canais oficiais da organização (site, redes sociais e informativos), imprensa e relacionamento interinstitucional. Dentro dos programas e projetos, contribui com a divulgação das atividades para as comunidades atendidas e público em geral.
Comunicação
relações públicas
Mobilização de recursos
Desenvolvimento Institucional
Eventos
406
citações e matérias de imprensa
131
estabelecimentos foram parceiros da Fundação Gol de Letra na campanha de nota fiscal paulista – Campanha Nota Parceiro 10
6.800
títulos no acervo na biblioteca Comunitária Carlos Gohsn (RJ)
12
empresas participaram
do Torneio Gol de Letra em São Paulo e Rio de Janeiro, com 13 times entre masculinos e femininos
1.495
seguidores no Instagram
194
sócios titulares
(doações mensais) e
109 doações pontuais
147
empréstimos
de livros
402.863
seguidores no Google+
19.037
seguidores no Facebook
6.279
visualizações
do site por mês
(em média)
37.474
seguidores
no Twitter
3
empresas participaram de campanhas de mobilização
39
textos
no blog
19.118
visitantes únicos no site
223
voluntários,
sendo:
141 em
São Paulo
82 no
Rio de Janeiro
Como parte das ações de captação de recursos, a Gol de Letra participa de campanhas de mobilização junto a empresas, institutos e outras organizações. Tais iniciativas proporcionam uma oportunidade de associação de marca a uma ação de responsabilidade social, envolvendo clientes, colaboradores, parceiros ou outros públicos de interesse da parceria, sempre mobilizando pessoas em prol de doações.
Campanhas de Mobilização 2016*:
• Leroy Merlin (Saldão Solidário)
• Novotel (Feijoada Dia das Crianças)
• Vivo (Vivo Valoriza)
*campanhas que resultaram em doações a partir de R$ 10 mil.
Pisar no gramado de um grande estádio, como Maracanã (RJ) ou Morumbi (SP), defender seu time e até mesmo se consagrar campeão dentro das quatro linhas é o sonho de muitos fãs de futebol. É essa emoção que o Torneio Gol de Letra possibilita, ao reunir equipes de grandes empresas no mais tradicional campeonato de futebol corporativo do país. Para a Fundação, o evento é uma das fontes de captação de recursos livres. As empresas participantes adquirem a vaga de seus times a partir de um valor de doação feita para a Gol de Letra. Há equipes masculinas e femininas; essas últimas apenas na edição de São Paulo.
O Torneio é realizado anualmente e, em 2016, chegou a 13ª edição em São Paulo (10/12) e Paris (09/04) e a 10ª edição no Rio de Janeiro (6/12).
O futebol – presente no DNA da Fundação – é o mote para incentivar a atividade esportiva e a integração entre colaboradores e mobilizar pessoas e empresas para uma ação de responsabilidade social. Aqui, diversão e engajamento jogam juntos!
A festa também conta com a presença de ídolos do futebol brasileiro, atletas de outras modalidades e artistas, que entram em campo para jogar com os participantes ou participar de um talkshow, dependendo do modelo do evento.
Participantes edição Paris
Accor Hotels
BeIN Sports
Betc
BNP Paribas
Decathlon
Dentsu Aegis network
Engie
Fidelidade
Hermes
Lacoste
LSC Levallois
L’oreal
Peugeot
Puratos Fr.
Participantes edição Rio de Janeiro
Brookfield
Cavalcante Ramos
EDF Norte Fluminense
GL Events
Hortifruti
Rede D’or
Participantes edição Rio de Janeiro
Accor Hotels
Bloomberg
Crédit Agricole
Grupo Segurador Banco do Brasil E MAPFRE
Grupo SEB
Parceiros e Apoiadores 2016
adidas, Associação de Eventos Esportivos - AED, F2 Sports, Indústria Vitória, Instituto Boticário/Grupo Boticário, Maracanã, Mio Gelato, Módulos, MV Vídeos, Obrigado Natural, Refinaria Design, Saborizatti, Sala Raí, São Paulo Futebol Clube e Vestbag.
A versão francesa da Gol de Letra foi criada em 2002 por iniciativa de amigos dos instituidores da Fundação, Raí e Leonardo. O objetivo é promover o trabalho da Fundação em diversos eventos, articular ações, parcerias e mobilizar recursos de empresas no exterior, especialmente na França.
Localizado em Paris, o escritório de representação realiza a edição anual do Trophée Gol de Letra, evento que acontece desde 2003 e que deu origem ao Torneio Gol de Letra no Brasil. Também é responsável pela organização da etapa francesa do intercâmbio de jovens – realizado em parceria com a organização esportiva francesa Sport dans La Ville.
Todos os recursos captados pela Associação França são revertidos para os projetos da Gol de Letra no Brasil.
Empresas apoiadoras
(categorias Diamante, Ouro, Prata, Bronze e Colaboradores):
doações financeiras de empresas, fundações e institutos que contribuem para o financiamento das atividades da Gol de Letra, bem como doações de produtos e serviços
Campanhas de Mobilização
Ações de associação de marca da Fundação Gol de Letra com empresas para arrecadação de recursos financeiros.
Torneio Gol de Letra
Evento de futebol entre empresas, que acontece anualmente no Rio de Janeiro, São Paulo e Paris e cuja receita é destinada à manutenção dos programas e projetos da Fundação.
Programa Sócio Titular
Doações regulares, a partir de R$30 por mês, contribuindo para a manutenção das atividades da Gol de Letra. Para ser um Sócio Titular, acesse www.goldeletra.org.br/doe
Doações pontuais
Contribuições únicas também possíveis pelo site www.goldeletra.org.br/doe
Nota Fiscal Paulista
Doação dos créditos de cupons fiscais provenientes do Programa Nota Fiscal Paulista
do Estado de São Paulo para a Fundação Gol de Letra
Redes Sociais
Acompanhamento e compartilhamento das informações da Fundação Gol de Letra, contribuindo para a multiplicação de informações e mobilização de pessoas. Veja os links e participe!
Voluntários
Pessoas que apoiam em projetos e eventos específicos como digitadores, tradutores, fotógrafos, etc.