

Mensagem

Editorial

É com satisfação que dizemos que esses 18 anos de atuação foram - e ainda estão sendo - anos de muito aprendizado, amadurecimento e de construção coletiva de metodologias, práticas e resultados que, felizmente, chegam a um número cada vez maior de pessoas.

Hoje, nossas atividades esportivas, educativas, culturais, de lazer, capacitação e formação para o trabalho, projeto de vida, fortalecimento familiar e desenvolvimento comunitário ultrapassam barreiras, e são postas em prática e/ou servem de exemplo em diferentes instituições, estados e até países. Em 2016, tivemos oportunidade de reforçar o trabalho com o nosso eixo “juventude”, que, de uma forma ou de outra, já permeia todos os nossos programas e projetos.

O ano foi repleto de novidades para a Fundação Gol de Letra no Rio de Janeiro, que completou 10 anos de atuação no bairro do Caju. A sede passou por uma grande reforma e foi inaugurado o Centro de Educação e Formação Profissional, em parceria com o Instituto Nissan, dando início ao Projeto Juventude e Oportunidade. Com isso, passaram a ser oferecidos sete cursos profissionalizantes além dos ensinos Fundamental II e Médio, e do curso pré-Enem; todos ministrados por profissionais do Sesi/Senai e certificados pelo Sistema Firjan. Uma porta importante para a inserção e recolocação profissional dos jovens e adultos da comunidade. Somados todos os projetos, a instituição dobrou o número de pessoas atendidas ao longo do ano.

Na esteira da Olimpíada e da Paralimpíada do Rio, diversas atividades, como intercâmbios e práticas de novas modalidades esportivas, foram desenvolvidas e proporcionaram novos aprendizados e formas de integração aos envolvidos. Em 2016 ainda foram realizados os Jogos de Integração da Tijuca, ampliando o campo de atuação da Gol de Letra na cidade do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, as atividades continuaram a todo vapor na Barreira do Vasco, comunidade vizinha ao Caju.

A Gol de Letra também teve um ano movimentado em São Paulo. O Programa de Jovens retomou as atividades do eixo “Arte e Comunicação”, com oficinas de teatro, dança, audiovisual e graffiti nas escolas públicas. Vimos a formatura da primeira turma do curso de qualificação em Padeiro, Confeiteiro e Chocolate, do qual 100% dos alunos saíram empregados. Já instalada na nova sede a unidade SP acompanhou o primeiro ano letivo da Escola Estadual da Vila Albertina. Fruto de uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a nova unidade de ensino integral tem seu currículo e metodologia também inspirados nas experiências da Fundação e atendeu a 150 crianças nos anos iniciais (do 1º ao 5º ano).

Temos muito orgulho da nossa história, das vitórias já conquistadas aos aprendizados adquiridos, mas continuamos a olhar para frente, como uma organização social sempre em busca do aprimoramento de nossas práticas e da defesa da melhoria das políticas públicas voltadas à educação integral.

Neste momento de grave crise político-social, que afeta severamente a economia brasileira, é de fundamental importância contarmos com parcerias sólidas - sejam elas de empresas, instituições ou pessoas físicas - que nos possibilitem dar continuidade a um trabalho de excelência. Só em 2016, foram beneficiadas quase 3 mil crianças, adolescentes, jovens e adultos nas comunidades onde atuamos.

Muitas vezes, projetos oferecidos por organizações sociais como a Fundação Gol de Letra são o único acesso que moradores de comunidades socialmente vulneráveis têm à serviços como educação, cultura, esporte, lazer, cidadania e empregabilidade. Infelizmente, os recursos destinados a esse propósito ainda são escassos, e a sustentabilidade de um trabalho social contínuo permanece como nosso maior desafio. Mas são os sorrisos dos que por aqui passam – e dos que ainda vão passar – que mostram que estamos no caminho certo. Tudo isso nos motiva a persistir nesse sonho, que já atingiu a maioridade, mas segue em constante transformação.

Beatriz Pantaleão, diretora executiva da Fundação Gol de Letra.

Sóstenes Brasileiro de Oliveira, diretor geral da Fundação Gol de Letra.

Raí Oliveira, instituidor e presidente do Conselho da Fundação Gol de Letra.

 

 

Relatório Anual 2016

Editorial