PROGRAMA COMUNIDADES RIO DE JANEIRO

Ampliação territorial, duplicação dos resultados, referência institucional. Esses foram os marcos alcançados pelo programa Comunidades em 2015. Novas áreas da cidade do Rio de Janeiro receberam ações da Fundação Gol de Letra.

Atividades sociais e esportivas nas comunidades do Caju, na zona portuária, e Barreira do Vasco, zona Norte do Rio de Janeiro, impactaram diretamente a vida de mais de 2 mil moradores, com idades entre 18 e 75 anos. Novos projetos chegaram a essas duas comunidades, gerando saúde, assistência social e educação. Ao todo, mais de 6 mil moradores foram beneficiados indiretamente. Proporcionalmente ao aumento das ações realizadas, esses números dobraram em relação ao ano anterior.

Outra área da cidade que ganhou atendimento socioassistencial da Fundação Gol de Letra foi o Complexo da Tijuca, especificamente nos morros do Borel e Casa Branca, onde foi iniciada a articulação comunitária para a efetivação dos Jogos de Integração da Tijuca, projeto com ações pontuais a serem desenvolvidas durante o período da Olimpíada Rio 2016.

Em todas essas regiões, fortalecemos o trabalho das redes socioassistenciais locais. O resultado provém da interlocução interinstitucional e com os moradores, uma estratégia prioritária para a visibilidade da instituição, para organização de ações que efetivamente atendam as demandas da comunidade e qualifiquem os resultados obtidos.

Em 2015, foram realizadas três edições do Gol de Cidadania, sendo dois no Caju e um na Barreira do Vasco, além de uma Caminhada Esportiva no Caju, que contaram com o envolvimento de toda a equipe do Serviço Social, desde o planejamento até a execução. O primeiro evento reúne, em um único dia, serviços gratuitos de cidadania, esporte e saúde para todos os moradores, tais como atendimento jurídico, emissão de documentos, recreação, oficinas e atividades físicas orientadas; e o segundo uma animada Caminhada pelo bairro, que visa incentivar a prática esportiva e a integração comunitária.

A sede da instituição, localizada no Caju, se fortaleceu como um espaço comunitário para o desenvolvimento de ações de empregabilidade, capacitação, treinamentos, grupos de convivência e saúde que beneficiaram os cidadãos residentes do bairro. Foram realizadas 25 cessões dos espaços físicos para atividades comunitárias diversas.

 

Aumento de 100% no número de participantes diretos em relação a 2014

 

● 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro: participação da equipe do Serviço Social e eleição de um adolescente da Fundação como Delegado

● Parceria com o Serviço Social do Comércio para realização de oficinas nos eventos Gol de Cidadania e oficinas de maquiagem