área de disseminação
O que é bom e dá certo deve ser compartilhado. A metodologia da Fundação Gol de Letra tem sido replicada em projetos parceiros no Brasil e na África. Profissionais de outras organizações são capacitados para aplicar “o jeito de fazer” da Gol de Letra em seus projetos sociais.
A disseminação da tecnologia social chega a profissionais de Educação Integral e Esportes, de instituições públicas e privadas que demandam formações, a fim de trabalhar o esporte e a cidadania em comunidades de vulnerabilidade social.
A implementação de projetos ou formações são organizadas a partir de cinco desafios: contribuir com o desenvolvimento das organizações, formar profissionais na metodologia Gol de Letra, qualificar a aprendizagem, promover formação de jovens e adultos multiplicadores (monitores e agentes esportivos) e favorecer o empoderamento familiar e comunitário.
As ações envolvem a implementação e supervisão de projetos de Educação Integral e Esporte em organizações sociais locais, que já beneficiaram comunidades em 11 cidades brasileiras desde 2009. No ano de 2015 essas iniciativas foram executadas em seis cidades do País (Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Embu das Artes e Salvador) e em Guiné-Bissau (África). A área de Disseminação oferece ainda cursos para educadores das redes pública e privada, e realiza processos avaliativos que integram a produção de publicações que podem contribuir com outras intervenções sociais e profissionais.
Os projetos em parceria em 2015 foram o Ginga Social e a Cooperação Técnica Brasil – Guiné-Bissau (África), com o Projeto Jovens Lideranças para Multiplicação de Boas Práticas Educativas. Já as capacitações foram ministradas ao longo do ano em São Paulo, para educadores das ETECs (Centro Paula Souza) e professores de educação física do bairro de São Miguel Paulista, através da Fundação Tide Setúbal.
Em 2015, os destaques foram os seguintes:
● Novo formato de atuação do Ginga Social Estação Esportiva – Embu das Artes
● Realização do Seminário Ginga Social - Esporte em Comunidades
● Duas missões de cooperação internacional realizadas em Guiné-Bissau
● Lançamento da pesquisa “Transformações de Vida do Jovem Monitor Esportivo”, que identificou motivações, opiniões sobre a participação no projeto, aprendizados e mudanças na vida dos jovens.
"Sem dúvida, um dos diferenciais da Gol de Letra é a sua metodologia sistematizada. O mais interessante é que se trata de uma metodologia adaptável, flexível, que utiliza treinamentos e ferramentas específicas. O objetivo principal da adidas é criar uma cultura esportiva e ampliar a todos o acesso ao esporte. O propósito é deixar sempre um legado dentro das entidades, com uma visão diferenciada do esporte. No projeto mais recente, iniciado em agosto de 2015 em Embu das Artes (SP), por exemplo, percebemos que a possibilidade de integrar as famílias e as comunidades era muito grande, e acabamos adaptando o projeto. Como financiadores, entendemos que é uma construção “viva”, contínua e capaz de evoluir. Também gostaria de ressaltar a importância das avaliações que fizemos do Ginga Social, que mostraram o alcance real do projeto, não apenas em números, mas através da transformação social que acontece nessas comunidades, que não é óbvia, mas pode ser comprovada nos depoimentos das pessoas entrevistadas nas avaliações."
Gudrun Veronika Messias, Gerente de Sustentabilidade
da adidas
“O projeto é excepcional. Não só estou ensinando, mas também estou aprendendo uma nova forma de dar aula através das formações que estamos tendo com o apoio da Gol de Letra. Trabalhar o esporte educacional não é tão simples, pois temos que dar uma atenção muito maior para a formação da criança e do adolescente que nessa fase está em desenvolvimento. O esporte auxilia mas nós temos uma grande responsabilidade, como educador, nessa fase da formação de caráter.”
Douglas Matos Lifoncio, educador Ginga Estação Esportiva - Embu das Artes
“O projeto vale a pena: a metodologia, as avaliações feitas, a supervisão regular, o investimento na qualificação dos profissionais. O lado social aqui é o mais focado por nós. Conseguimos perceber a partir da fala, comportamentos e posturas das crianças, as mudanças ocorridas na vida de cada um deles. Eu tive um ganho muito grande com a metodologia da Gol de Letra enquanto pessoa, ser humano e profissional.
Sanderson Albuquerque Telles, coordenador Ginga Social-Salvador
“Sem dúvida, atendeu todas as expectativas. O facilitador da Gol de Letra conseguiu organizar uma atividade que, como uma metalinguagem, mostrou a questão da inclusão, fazendo inclusão. Do meu ponto de vista, foi o que deu brilho a este encontro; percebo que os professores deste grupo, precisam de ações diretas, que os coloquem em movimento. Neste sentido, falar do assunto fazendo é essencial. O encontro foi feito de modo vivo e dinâmico. A presença dos jovens monitores esportivos da Gol de Letra também foi maravilhosa. Ver jovens pensando em uma nova educação mobiliza a todos!!! A experiência que vocês trazem, somada a abertura que dão para construirmos juntas as aulas, fortalece nossa ação no território e soma.
Izabel Brunsizian, coordenadora Projeto Qualidade de Vida
da Fundação Tide Setúbal