PROGRAMA JOGO ABERTO FOOTBALL FOR HOPE
Futebol como incentivo para reflexão sobre temas como educação, inclusão, autonomia, respeito à diversidade e construção coletiva. Esse é o principal objetivo do Jogo Aberto Football for Hope, projeto desenvolvido pela Fundação Gol de Letra com o apoio da FIFA. Composto por duas turmas, uma no Rio de Janeiro, com integrantes do programa Dois Toques e outra em São Paulo, com participantes do programa Jogo Aberto, a iniciativa conta com a participação de 60 adolescentes com idades entre 12 e 17 anos.
O Football for Hope tem como premissa possibilitar a prática do futebol em diferentes formatos, atualizar e disseminar a metodologia do esporte educacional construída neste projeto, a fim de inspirar mais pessoas e organizações a usar a prática esportiva como ferramenta de integração, educação e desenvolvimento.
O grande momento do ano para o Football do Hope aconteceu em novembro, quando os jovens da Vila Albertina (SP) e do Caju (RJ) se reuniram no Sesc Nogueira, região serrana do Rio de Janeiro, para dois dias de muita integração. A oportunidade de vivenciar alguns dias de integração e colocar em prática o que aprenderam durante o ano incentivou ainda mais a garotada. O encontro teve como objetivo debater diversos temas relacionados ao futebol, além de promover jogos entre as duas equipes.
“Gostei muito do Festival onde tive a oportunidade de jogar muito futebol! Fiz novos amigos e conheci um outro estado que jamais imaginei conhecer – o Rio de Janeiro.”
Marcelo Ferreira, 12 anos, 6º ano, 4 anos na FGL
“ Tinham poucas meninas junto comigo nessa viagem. Fiquei um pouco apreensiva no começo, mas depois da ida de ônibus até o Rio de Janeiro fiquei conhecendo todo mundo. Essa oportunidade que a Fundação nos proporciona vou guardar para sempre na minha memória. No final, jogamos muito futebol e fizemos novas amizades...”
Thaynara Tamires, 14 anos, 8º ano, 6 anos na FGL
A fim de alinhar a metodologia e as práticas educacionais, a cada dois anos a Fundação Gol de Letra realiza o Fórum de Esporte e Educação Integral, reunindo os profissionais do Rio de Janeiro e São Paulo.
O encontro serve para manter a constante aproximação entre as duas unidades.
Em dezembro de 2015, a segunda edição do Fórum foi realizada no Rio de Janeiro, com a participação de 52 colaboradores. No encontro, foram trabalhadas temáticas extraídas do planejamento estratégico da instituição, pontos sensíveis, que demandam atenção, escuta de diferentes posicionamentos e avaliação global dos atuais contextos de trabalho da Fundação Gol de Letra.
Os objetivos principais do Fórum são a troca de experiências entre as unidades; o desenvolvimento de metodologia de trabalho com esporte educacional; o alinhamento para constante sistematização das práticas de trabalho socioeducacional por meio do esporte; a construção coletiva; e o crescimento profissional da equipe técnica envolvida.
Revisitar constantemente suas práticas, discutir seus caminhos, dar voz a seus profissionais e produzir conhecimento que pode ser disseminado em outros territórios tem se mostrado uma força da Fundação Gol de Letra, que busca sempre por excelência no trabalho socioeducacional.