![](https://www.goldeletra.org.br/wp-content/uploads/2020/11/projeto-de-vida.jpg)
Oficinas de Projeto de Vida: o que são e como são feitas na Gol de Letra
Publicado em:
Texto: Ismael Pinheiro Lobo de Toledo*
![image](https://64.media.tumblr.com/bd6af2e6968faeac3e8f844c2cd09ffe/b5ead49ed854c249-12/s500x750/12f8850164edda20b238a298f08d7bb3c6d97f88.jpg)
Quando pensamos no futuro algumas perguntas surgem: ‘Eu realmente tenho ideia do que quero ser no futuro? ’ ‘Será que o curso que penso em fazer é realmente o que quero fazer? ’ ‘Minha escolha está sendo planejada ou ela está sendo determinada pelas circunstâncias da vida? ’ ‘Quais os aspectos e pessoas que influenciam as minhas escolhas? ’ São perguntas inevitáveis, não é mesmo? Para responder às estas perguntas precisamos parar um pouco, respirar, refletir e construir um Projeto de Vida.
Mas o que é um Projeto de Vida? De uma maneira bem direta, é um processo de planejamento no qual nos conhecemos melhor, identificamos nossos potenciais, interesses e paixões e estabelecemos estratégias e metas para alcançar os nossos objetivos e atingirmos a realização dos mesmos. De uma forma organizada traçamos um planejamento a curto, médio e longo prazo que que irá orientar os nossos passos para o futuro, pelo qual nos tornamos sujeitos donos (as) de nossas histórias de vida, com projetos autorais que possam se relacionar com as dimensões, tanto profissionais quanto educacionais, sociais ou familiares.
![image](https://64.media.tumblr.com/9207c9712a7dbb34cb554d499cfa0a27/b5ead49ed854c249-09/s500x750/571599c9c0c854bcce25251dd43a7ca710466b85.jpg)
No caminho para construção do Projeto de Vida, nos depararemos com várias provocações:
· Entendimento de como as relações familiares impactam nossas decisões e muitas vezes precisaremos fazer um esforço para romper uma tradição para realizar aquilo que realmente queremos e que acreditamos. Como agir? Como comunicar o que desejamos?
· Reflexão sobre a sociedade e como ela impacta em nossos projetos, entendendo nossa vida de uma maneira mais global. Como desenvolver habilidades para conviver a partir de valores equitativos e de respeito à diversidade? Afinal, é na convivência com outro que nós nos reconhecemos enquanto sujeitos sociais, quando nos comunicamos e trocamos experiências, impactando até mesmo na tomada de uma decisão mais assertiva no que diz respeito ao campo profissional e educacional.
· Leitura mais crítica em relação ao mundo do trabalho, impactando em escolhas de empregos mais conscientes favorecendo nossa saúde emocional e nossa qualidade de vida. Entendemos, também, que algumas vezes certo tipo de emprego inicial é um “degrau” para alcançar o que realmente desejamos, no futuro, e que por algum tempo estamos nos preparando, inclusive financeiramente, para “bancar” um curso técnico ou de graduação para se preparar profissionalmente na área que realmente desejamos. Neste caso, nos impulsiona a pensar de forma estruturada, por etapas a serem seguidas. Entendemos que tudo tem seu tempo.
· Entendemos que quem tem que decidir, somos nós mesmos! A liberdade de escolher, de tomar decisão, de ser o que quiser ser, independente do que dizem. Percebemos que podemos ser livres para escolher o caminho que queremos trilhar num curso de graduação, por exemplo.
![image](https://64.media.tumblr.com/d1e0cfdf48ec13deb6e01ed211df297d/b5ead49ed854c249-09/s500x750/634473f623a5e9fea328189609d2a3b04d2892d0.jpg)
Quando temos consciência de nossas verdadeiras motivações fica mais fácil responder às perguntas, tais como ‘O que é significativo para mim? ’ ‘Como viver a vida com sentido, fazendo a diferença nos lugares e ambientes? ’ ‘Como obter felicidade, realização profissional e contribuir para uma sociedade mais justa, humana e socialmente viável? ’
Identificamos nossos direitos e responsabilidades, nossas capacidades de fazer escolhas e tomar decisões, atitudes exigidas pelo mundo do trabalho e na convivência social. Principalmente para aqueles que estão à procura do primeiro emprego.
![image](https://64.media.tumblr.com/b470895c889f334bc6a12d68c16c5147/b5ead49ed854c249-9f/s500x750/a8214457b839f11e2c975d738cec8c955ad6dfba.jpg)
Refletimos sobre a realidade em que vivemos, fazendo uma análise de contexto social para planejarmos ações futuras que impactem na criação de outra realidade. A proposta é explorar diferentes temas e assuntos levando em conta nossa própria história de vida, nossa trajetória pessoal, nossos conhecimentos prévios, nossas habilidades, nossas relações sociais e nossos reais desejos.
Porém, nada fará sentido se não tivermos algo materializado e que contenha nossa identidade. Por isso, durante a oficina de Projeto de Vida, é estimulada a produção de um portfólio, com as atividades que foram desenvolvidas ao longo do processo, para que se tenha uma percepção concreta do trabalho desenvolvido, criando um guia a ser seguido.
![image](https://64.media.tumblr.com/dddbd0cbb4f06a39176165c3899009fe/b5ead49ed854c249-e7/s500x750/b20912904197388f59e2029bc4608351ee8ed082.jpg)
Na Fundação Gol de Letra, todas essas reflexões e práticas são realizadas no Programa de Jovens. Todo processo segue orientações para o desenvolvimento de atividades amparadas por métodos voltados para a análise:
· Da conexão do cotidiano com as questões sociais e o mundo em que se vive;
· Dos impactos da comunicação na vida das pessoas;
· Das relações com o mundo do trabalho – com caráter de orientação profissional.
O educador, neste caso, terá uma atitude mediadora onde incentivará e provocará situações, individuais e coletivas, que possam impactar positivamente no cotidiano e que estimulem a criação de estratégias para alcançar os objetivos.
![image](https://64.media.tumblr.com/ec5a0fe9a2d213b412e958159fce8c96/b5ead49ed854c249-cd/s500x750/018cef9a676a09b6c8c2b2d0ddd20589dd55a0c3.jpg)
A criação de um Projeto de Vida, a partir de escolhas conscientes, fortalece o processo de fortalecimento da personalidade e da identidade. Planejar e definir o futuro não implica somente definir o que fazer, mas, fundamentalmente, escolher quem ser e, ao mesmo tempo, quem não ser. Construir um Projeto de Vida auxilia a pensar sobre as decisões tornando-nos conscientes para fazer escolhas desnaturalizadas, ou seja, evitar padrões impostos e construídos pela sociedade, provocando-nos a descontruir e sermos desconstruídos (as) ao longo do processo. É realizar um retorno às nossas raízes, empreender uma jornada de autoconhecimento, realizar uma aventura, desbravar vários caminhos e descobrir a chave para o futuro.
Veja o depoimento de um dos participantes da oficina:
“Nem sempre soube ao certo o que queria. Não me identificava com absolutamente nada. Eu nunca havia parado pra analisar em como a arte sempre esteve presente em minha vida. Eu estava prestes a terminar o 3°ano do ensino médio… perdido em relação a minha formação futura. Nessa época eu já participava de uma oficina de teatro na Fundação Gol de Letra, há 5 meses. Neste mesmo período surge a oportunidade de fazer um curso de confeitaria pelo Senai… já empolgado em fazer todo tipo de doces… e pensei que talvez fosse aquilo que eu gostaria de fazer (ainda mais porque o curso era gratuito).
Estava quase tudo certo… tinha passado em uma provinha básica e era só esperar pra fazer o curso. Pelo menos era o que eu pensava. Antes de termos certeza se realmente queríamos fazer o curso, tivemos que passar por uma oficina de Projeto de Vida, tendo como objetivo mostrar mais amplamente a área da panificação e as possibilidades de trabalho futuras. Foi de extrema importância pra mim, pois seria muito provável eu começar e ver que não era aquilo que gostaria de seguir, justamente por estar muito mais ligado à área das artes e não ter consciência disso ainda. Conversei com o responsável que me entendeu super bem. Senti-me muito bem em resolver aquele impasse.
Com o Projeto de Vida, aprendi que por mais que achemos que queremos muito uma profissão, antes de nos entregarmos, é muito importante analisar se queremos isso pra nossa vida, e se não for também não tem problema. O importante mesmo é trabalhar com algo que realmente gostamos e nos sentimos bem”
– Rafael Pereira dos Santos, 18 anos (hoje faz curso técnico em Teatro na ETEC de Artes)
![image](https://64.media.tumblr.com/540a49adb6afcd99b6043f390bbaa538/b5ead49ed854c249-15/s500x750/8fea9979c7055362d2b0f05753a9220f4e53ffb2.jpg)
*Ismael é analista socioeducativo do Programa de Jovens na Gol de Letra São Paulo. É formado em Teatro, Sociologia e Política, Gestão Cultural/Experiências como Arte-educador, Artista Orientador, Gestor Socioeducativo e Animador Sociocultural
![image](https://64.media.tumblr.com/f1c6e2fb275d637338e5587c24c6f41c/b5ead49ed854c249-63/s500x750/ba225c2a48c0180b55c8e20e2a1e3ad16b5888e9.jpg)