• Projeto Inspiração caju

Projeto InspirAção Caju: Juventudes como Potência de Transformação / Formando Jovens Lideranças 

Na Fundação Gol de Letra, vestir a camisa azul marinho é motivo de orgulho, afinal, essa é a cor do uniforme dos 24 participantes do programa de Formação de Monitores do projeto InspirAção Caju, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental

Esse programa tem como objetivo abrir novas perspectivas de vida e estudo para os participantes, estudantes do ensino médio, que já passaram pela Gol de Letra.

Utilizando como proposta pedagógica o potencial de juventudes, queremos que esses monitores se tornem referências sociais em suas comunidades, além de se tornarem multiplicadores, compartilhando conhecimento e inspirando outros ao seu redor.  

Jovens protagonistas

Alan tem apenas 16 anos, mas quando veste o uniforme ele vira o “professor”, carinhosamente apelidado pelos educandos. 

Dentro de um processo de protagonismo, esses jovens participam dos planejamentos das aulas, dessa maneira contribuindo para o sucesso do diálogo com os educandos, e auxiliando a equipe durante as oficinas diárias. 

“Ser monitor é um processo no qual a gente aprende e se desenvolve muito em vários âmbitos. Também ajudamos os professores a entender os alunos, a vivência dos alunos, e como é viver na comunidade.” – Larissa, monitora da Gol de Letra 

“Eu me vejo como se fosse um espelho para eles [os educandos]. Acho que os ajudando eles podem entender que é possível ajudar outras pessoas também.” – Kamily, monitora da Gol de Letra 

Como funciona a formação dos monitores no Projeto InspirAção Caju?

A formação dura dois anos, e conta com uma etapa prática e outra teórica. Os encontros são conduzidos por nossos educadores, e acontecem quinzenalmente, desse modo com foco em esporte, cultura e cidadania. 

São realizados cine-debates, dinâmicas de grupo, atividades práticas e reflexões individuais, com o intuito de fomentar discussões e gerar debates. 

Dentre os temas abordados estão: racismo, desigualdade social, desigualdade de gênero e outras questões que em outras palavras atravessam a realidade das juventudes periféricas.

Esses debates contribuem para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, além de auxiliar na formação cidadã dos participantes. 

Inspirando gerações

Os monitores são uma inspiração para as crianças e adolescentes mais novos, e, se dando conta disso, se esforçam para ser exemplos positivos. Em um território marcado por violência e conflitos, ter alguém próximo que acolhe e que entende a sua realidade faz toda diferença. 

Desafios como a fragilidade dos serviços públicos, impactos ambientais e falta de políticas sociais estruturantes são uma realidade diária de quem habita o bairro do Caju, na zona portuária do Rio de Janeiro, onde está localizada a sede da Fundação Gol de Letra, e no qual a maior parte dos participantes do programa reside.

Essa negligência tem um impacto direto no desenvolvimento e no futuro da juventude. 

“A gente aprende outros temas nos quais a nossa comunidade, onde a Gol de Letra está inserida, é atravessada: problemas sociais como desigualdade de gênero, desigualdade social. Então é muito importante a gente entender tudo isso para poder acolher bem os educandos e ajudá-los.” – Laura, monitora da Gol de Letra 

Através do programa de Formação de Monitores, o projeto InspirAção Caju busca contribuir para três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Educação de qualidadeTrabalho decente e crescimento econômico; e Redução das desigualdades.

Cultura de aprendizado 

Promover uma cultura de aprendizado e integração, valorizando a construção coletiva de conhecimento e a formação integral dos participantes, contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, além de fortalecer o senso de compromisso e criar vínculos entre os jovens, de modo que se apoiem mutuamente. 

Além disso, dar voz às suas vivências e oferecer oportunidades para que coloquem em prática o que aprenderam estimula o protagonismo juvenil e impacta positivamente a sua autoestima. 

Quando um jovem tem a oportunidade de construir um futuro melhor, não é apenas a sua vida que se transforma, mas também a de sua família e, consequentemente, de toda a comunidade. 

Conheça mais sobre o Projeto InspirAção Caju assistindo o vídeo no youtube: