São Paulo
Programa Comunidades
O Programa Comunidades tem como objetivo principal contribuir com o desenvolvimento comunitário, por meio do trabalho em rede e ações de mobilização no território. Articula o oferecimento de espaços de informação e troca de conhecimentos para e com a comunidade, assim como favorece a participação efetiva dos sujeitos locais, validando suas expectativas, enquanto grupo. A participação das pessoas em outros espaços públicos e de discussão também é estimulada e valorizada, pois é entendida como um recurso para o desenvolvimento da autonomia e da maior participação dos sujeitos nos processos democráticos.
O Programa ainda conta com projetos de discussão de Gênero e Sexualidade, como o Formação de Agentes Sociais e o Sexualidade e Gênero. A formação de agentes sociais é uma importante estratégia, pois caracteriza-se como uma oportunidade de empoderamento , capacita-se mulheres da comunidade para que possam se tornar multiplicadoras de conhecimentos e práticas nas temáticas relacionadas ao exercício da cidadania e à garantia de direitos.
O projeto Sexualidade e Gênero desenvolve em parceria com escolas públicas parceiras ações com crianças adolescentes e formação de profissionais da Educação. Os conteúdos desenvolvidos estão relacionados aos Direitos Sexuais e Reprodutivos e Saúde Sexual e Reprodutiva, Gênero, Diversidade e Raça na perspectiva dos Direitos Humanos.
Esse programa se encaixa nos ODS: