Seminário Gol de Letra debate Educação, Esporte e Assistência Social
Publicado em:
No dia 15 de setembro, a Fundação Gol de Letra realizou o seminário “Educação, Esporte e Assistência Social – Uma articulação possível e necessária”. O evento teve como objetivo debater a relação entre teoria e prática dos princípios que norteiam o trabalho das organizações da sociedade civil que buscam promover atividades dentro desses três pilares.
O evento teve a abertura do diretor, Sostenes Oliveira, que destacou a importância do seminário e a trajetória da Fundação para promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens por meio de esporte, cultura e formação para o trabalho. Sostenes acrescenta – “A equação que movimenta o dia a dia da fundação é o crescimento das crianças e jovens em busca de uma nova visão de mundo proporcionada pela ampliação do seu universo cultural e o prazer em aprender”.
Na mesa 1 aconteceu o debate sobre Educação Integral e Assistência Social possibilidades e limites na atualidade e contou com a mediação de Carolina Nunes, assistente social do CRAS XV de Maio. Para o debate, a mesa teve como convidadas a Dra. Gleyce Figueiredo, assistente Social, mestre e doutora em serviço social e Raiana Ribeiro, coordenadora de programas da Cidade Escola Aprendiz.
Raiana Ribeiro deu início ao debate trazendo dados de como a pandemia afetou as famílias, principalmente as famílias com crianças e adolescente. A coordenadora também ressaltou como a pobreza impacta nas vidas desses jovens, não só pela falta de recursos monetários, mas também pelas privações que ela causa para o seu desenvolvimento. Em seguida foi a vez da Dra. Gleyce Figueiredo trazendo sua perspectiva sobre a educação integral. Gleyce ressalta a importância da educação que possibilite uma verdadeira construção de conhecimento e não só o fato de ocupar o tempo integral de vida do estudante com qualquer atividade. Para isso, trouxe ao debate a importância da escola pública, não só como meio de educação de base, mas também como acesso à cultura e lazer.
A mesa 2 contou com as participações de Felipe Pitaro, gerente da Fundação Gol de Letra – RJ e de Fatima Freire, pedagoga, educadora e autora do livro – Quem educa marca o corpo do outro e teve a mediação de Thainá Pinnola, coordenadora de esportes da Escola Municipal GEO Juan Antônio Samaranch. A mesa teve como tema: “Esporte educacional como possibilidade no desenvolvimento humano” e o objetivo foi debater o esporte educacional para o desenvolvimento dos sujeitos.
Fátima abriu a mesa introduzindo 3 conceitos: coragem, generosidade e amorosidade para marcar o corpo dos alunos e sobre a importância da fala do educador e como isso pode marcar o corpo do outro. Freire acrescenta sobre o cuidado para que o discurso seja entendido e não gere traumas nos indivíduos. Logo foi a vez de Felipe Pitaro debater os princípios do esporte educacional como forma de criar um espaço de liberdade, presença e diálogo para transformar as pessoas. Pitaro complementa com a importância de os espaços de vivência apresentarem possibilidades e colaboração no processo de escolhas para essa transformação.
Para finalizar nosso seminário tivemos a mesa 3 debatendo “Experiências e possibilidades na prática”. E para essa troca tivemos a participação de André Alcântara Martins, coordenador de desenvolvimento esportivo do Projeto Grael, Roberto Custódio, coordenador de projeto e esportivo na instituição Luta pela Paz e Aderlúcia Nascimento, coordenadora nacional da disseminação da metodologia Treino Social pelo Instituto Família Barrichello como mediadora da mesa.
André Martins deu início ao debate contando sobre o Projeto Grael e o processo de transformação dos jovens através da cultura marítima, ampliando o acesso aos esportes náuticos, utilizando-os como instrumento de educação, de estimulo a profissionalização, construção de cidadania e inclusão social. Em seguida Roberto Custódio contou sua trajetória de 22 anos dentro do projeto Luta pela Paz. Custódio que já foi atleta olímpico de boxe e hoje se tornou coordenador do projeto, trouxe aos participantes do evento o exemplo de como o esporte dentro de territórios periféricos pode transformar vidas através do desenvolvimento pessoal, cultural e valores.
O Seminário “Educação, Esporte e Assistência Social – Uma articulação possível e necessária” foi realizado com o patrocínio da Petrobras através do programa Petrobras Socioambiental e contou com mais de 100 participantes presenciais e acumula mais de 800 visualizações online. Ficou interessado em assistir na integra? Os vídeos estão disponíveis no canal da Fundação Gol de Letra no Youtube. Já estamos ansiosos pelo próximo!