Setembro Amarelo: como a Gol de Letra trabalha o tema?
Publicado em:
Você sabe o que é o Setembro Amarelo? É uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 e desenvolvida em conjunto pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
O objetivo da campanha é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Esse tema ainda é considerado um tabu, por isso que campanhas e ações afirmativas são tão importantes para dar visibilidade e buscar alternativas para enfrentar esse problema.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, gêneros, culturas, classes sociais e idades.
No Brasil, segundo o relatório Situação Mundial da Infância 2021, estima-se que quase um em cada seis meninas e meninos entre 10 e 19 anos de idade viva com algum transtorno mental, parcela mais exposta ao risco de automutilações, depressão e suicídio.
A pandemia da Covid-19 agravou a situação socioeconômica de milhões de pessoas, as desigualdades sociais ficaram ainda mais em evidência e as questões de saúde mental da população jovem se tornaram um alerta ainda maior para pais, famílias, escolas, organizações e toda a sociedade.
A Gol de Letra atuou ativamente durante esse período, através das campanhas de segurança alimentar para cerca de 3.000 mil famílias atendidas nas comunidades em São Paulo e Rio de Janeiro, mas também investiu esforços na capacitação da equipe sócio pedagógica, para identificar e fazer os atendimentos específicos sobre saúde mental, trabalhando sempre em rede para realizar os encaminhamentos necessários.
Realizamos parcerias com instituições como a Unicef Brasil e ASEC que juntas organizaram e ofereceram o curso Promover para Prevenir em Saúde Mental para Profissionais em Apoio aos Adolescentes e Jovens de todo o Brasil. Para além dos cursos para os profissionais, também realizamos reuniões com psicólogos, com momentos de escuta, acolhimento e indicações de rede de apoio para acompanhamentos em outros espaços de cuidado.
Acreditamos que as ações de promoção de saúde mental devem acontecer durante todo o ano, segundo a Unicef Brasil é fundamental ter sempre ações para:
- Promover acolhimento e escuta qualificada para garantir a proteção dos adolescentes e jovens desde a primeira infância;
- Apoiar escolas, mães & pais e cuidadores a romper os estigmas sobre o tema da saúde mental e a promover o fortalecimento emocional por meio do desenvolvimento das habilidades para a vida que reforcem o autocuidado, o cuidado com seus pares e a autoconfiança para assumir e enfrentar desafios;
- Integrar essas ações com o objetivo de fortalecer as políticas públicas que promovam bem-estar e saúde mental nessa faixa etária.
Se você quiser saber mais:
https://www.setembroamarelo.com/
https://www.cvv.org.br/ (centro de valorização da vida)
Cristiane Narciso, coordenadora de projetos.