Gol de Letra celebra 20 anos de intercâmbio França-Brasil
Publicado em:
Atenção, senhores passageiros! Bem-vindos ao voo número 20 com destino ao Brasil e escalas nas unidades carioca e paulista da Fundação Gol de Letra. Neste voo, serviremos trocas culturais, experiências, viagens e muito crescimento. Sugerimos que tragam na bagagem apenas curiosidade, amizade e muita vontade de aprender. O desembarque acontece em outubro.
Foi em 2002 que os primeiros jovens atendidos da ONG francesa Sport Dans La Ville (SLDV) desembarcaram no Brasil para o início de uma parceria que este ano comemora duas décadas! Jovens brasileiros das duas unidades da Fundação também vão à França todos os anos conhecer a sede da organização, em Lyon, e a cidade de Paris [foto], onde fica a Associação Gol de Letra França.
O intercâmbio desse ano não marca apenas os 20 anos de parceria, mas também o retorno do projeto após dois anos de adiamento devido à pandemia do covid-19. Foi nesse clima de ansiedade e expectativa que aconteceu a primeira fase do intercâmbio, em julho, com a ida de 8 jovens da Fundação à França.
O educador Denis Carvalho, que acompanhou a viagem dos jovens à Paris e Lyon, conta que o passeio teve três momentos diferentes. A primeira foi na chegada a Paris, onde cada jovem ficou responsável por apresentar um monumento histórico da cidade que eles escolheram previamente para estudar e pesquisar. “Cada um apresentou a história e fatos curiosos sobre oito pontos turísticos diferentes. Dessa forma, os próprios jovens foram um pouco ‘guias de viagem’ nesses dias”, conta Denis.
A segunda parte da viagem foi um acampamento em Lyon para conhecer o trabalho do Sport Dans La Ville, os jovens atendidos e educadores da instituição. “Fizemos muitas atividades esportivas juntos e algumas vivências. Preparamos para eles uma festa junina, com brincadeiras e doces típicos”, diz o educador, que também fez sua primeira viagem internacional nesta ocasião.
Por fim, os jovens retornaram a Paris, onde conheceram mais alguns pontos da cidade. Para ajudar os jovens a se sentirem mais à vontade na viagem, a Fundação Gol de Letra contou com outra parceria importante: a Aliança Francesa.
A escola de idiomas já tem uma colaboração de longa data com o Rio de Janeiro, mas pela primeira vez os jovens de São Paulo fizeram um intensivão de aulas de francês antes da viagem. “Chegamos na França mega confiantes”, conta o jovem Samuel Paulino de Souza, de 17 anos.
“A nossa professora Katia foi super simpática e acolhedora, ela sabia o desafio que era nos ensinar o básico, porque nós nunca havíamos tido contato com a língua francesa. Ela sempre nos incentivava a falar e assim corrigia a pronúncia, treinou a escuta ativa, memorização e nos ensinou muito sobre a cultura francesa. Usamos muito do que aprendemos e aprendemos ainda mais com os franceses!”, conta Samuel.
Os jovens franceses que chegam em outubro vão passar alguns dias no Rio de Janeiro e em São Paulo, conhecendo alguns pontos turísticos das cidades e visitando as sedes da Fundação no Caju-RJ e na Vila Albertina-SP, além de passar alguns dias no acampamento Paiol Grande se divertindo e se integrando com nossos atendidos.
Estar em territórios diferentes, conhecer novas pessoas, aprender sobre culturas e hábitos diversos são vivências extremamente enriquecedoras para a ampliação da visão de mundo e do repertório cultural de adolescentes e jovens. Esperamos que a sólida parceria entre a Fundação Gol de Letra e a Sport Dans la Ville siga proporcionando tudo isso por muitos anos mais!