Sociedade Antirracista: A Gol de Letra como Agente de Transformação

Por Elisiane Vieira –  Analista de programa socieducativo

A atuação da Gol de Letra na construção de uma sociedade antirracista é evidenciada ao considerarmos a evolução histórica da educação no Brasil. Desde os primórdios, o sistema educacional perpetuou estruturas discriminatórias, marginalizando as crianças negras. Mesmo após a abolição da escravidão, em 1888, barreiras persistiram, limitando as oportunidades educacionais para esse grupo.

No século XX, movimentos internacionais pela igualdade de direitos civis ganharam força, porém a educação continuou sendo um campo de batalha, com falta de representatividade no corpo docente e nos currículos escolares. A Lei 10.639/03, de 2003, representou um avanço significativo ao tornar obrigatório o ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira”, visando transformar o sistema educacional em um espaço inclusivo e antirracista.

Ao celebrar duas décadas dessa legislação, é crucial reconhecer suas conquistas. A Gol de Letra faz sua parte desempenhando um papel fundamental por meio de atividades que valorizam a identidade afro-brasileira, promovendo a conscientização histórica e cultural, desenvolvendo a autoestima e incentivando a leitura e escrita. A representatividade na literatura infantil tem sido chave para fortalecer a identidade e
autoestima das crianças negras.

Os resultados das nossas aulas, através da avaliação e olhar das/os educadoras/es indicam a necessidade de expandir essas práticas para além das salas de aula, alcançando comunidades e promovendo uma mudança cultural mais ampla.

A Gol de Letra também mantém seu compromisso com a formação de professores, a revisão curricular e a expansão dessas práticas para consolidar uma mudança rigorosa em direção a uma educação antirracista.

Para o futuro, garantimos a continuidade e expansão dessas atividades, bem como o fomento de novas estratégias para aprofundar a compreensão dos impactos a longo prazo, desempenhando um papel crucial na construção de uma sociedade antirracista, transformando a educação em um espaço inclusivo e promovendo o desenvolvimento saudável da identidade das crianças negras.

Referências:
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a
obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2003.

SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema, 10ª ed. Campinas, Autores Associados, 2008.

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