Festival JAB: Promovendo Esporte e Lazer em Parauapebas e Fortaleza
Publicado em:
O Festival Jogo Aberto Brasil foi realizado com sucesso nas cidades de Parauapebas, no estado do Pará, e Fortaleza, no Ceará. O evento marca o encerramento dos eventos de lazer do Projeto Jogo Aberto Brasil, cujo objetivo é disseminar a metodologia da Fundação Gol de Letra e promover eventos sistemáticos de esporte e lazer nessas comunidades.
Em Parauapebas, o festival ocorreu nos dias 19 e 21 de maio e reuniu aproximadamente 400 pessoas. No primeiro dia, o evento contou com a participação da Secretaria de Assistência Social SEMAS, por meio do CRAS Nova Carajás, que apresentou os serviços oferecidos pelo CRAS à sociedade e promoveu uma campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Além disso, foram realizadas apresentações artísticas, como hip-hop, carimbó e a dança da “farinhada”, que encantaram o público e promoveram a união e o respeito na comunidade.
Já em Fortaleza, o festival ocorreu no dia 20 de maio, na Areninha do Conjunto Ceará II, e reuniu cerca de 300 pessoas. O evento contou com atividades culturais, esportivas e recreativas, envolvendo beneficiários das cinco comunidades atendidas pelo projeto (Castelão, Barroso II, Edson Queiroz, José Walter e Conjunto Ceará).
Foram realizadas apresentações de capoeira e maculelê, seguidas por uma variedade de atividades, como vôlei, futevôlei, basquete adaptado, slackline, artes marciais, rimas e exposição fotográfica. O evento foi encerrado com a entrega de medalhas e a distribuição de lanches para os participantes.
Os festivais esportivos do Projeto Jogo Aberto Brasil proporcionaram momentos de diversão, integração e aprendizado para as comunidades de Parauapebas e Fortaleza. Além de promover a prática esportiva, esses eventos fortaleceram os vínculos comunitários, estimularam o respeito mútuo e contribuíram para o desenvolvimento social e cultural dos participantes.
O projeto é patrocinado pelas empresas B3 e Vale através da Lei de Incentivo ao Esporte e possui uma característica diferencial em relação a outras ações da Fundação Gol de Letra: A equipe é composta por profissionais especialistas, jovens estagiários de ensino médio e líderes comunitários locais, que contam com formação e capacitação constante por parte da equipe Gol de Letra para mobilizar as comunidades para os eventos esportivos. Assim, utilizamos o esporte como ferramenta de transformação social.